O Grupo Desportivo de Benavente, o Centro Desportivo de Fátima, o Vitória Clube Santarém e o Laranja Mecânica Futsal Clube, são para já os clubes filiados na Associação de Futebol (AF) de Santarém que completaram com êxito o processo certificação de entidades formadoras dos clubes desportivos pela Federação Portuguesa de Futebol.
Este processo tem em vista o reforço da qualidade da formação dos atletas, estando ainda em processo de certificação vinte e três clubes, também eles filiados na AF Santarém. A presença de recursos humanos capacitados, metodologia de ensino e condições para apoio competente a todos os praticantes são outras das consequências do processo que se estende à análise regular do apoio técnico e das condições que cada clube proporciona aos atletas.
Em comunicado, a AF Santarém esclarece que os clubes foram apoiados desde a primeira hora pela associação, que divulgou e consciencializou os mesmos para a importância de um “processo marcante no trabalho conjunto das Associações e da FPF no desenvolvimento do futebol português”.
Segundo a mesma nota, este é um “contributo efectivo para todos os pais que pretendem fazer uma opção segura na hora de escolher uma Entidade onde os seus filhos possam praticar um desporto – o futebol – que se confunde com a identidade do país”.
O processo de avaliação das entidades teve lugar durante a temporada passada, onde foram analisados diversos itens, tais como o planeamento e orçamento; estrutura organizacional e regulamento interno; recrutamento ou angariação; formação desportiva; acompanhamento médico- desportivo; acompanhamento escolar, pessoal e social; recursos humanos; instalações e logística e produtividade.