60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho concluíram este sábado, dia 18 de Abril, na Escola Básica Alexandre Herculano, a “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”, para, em caso de necessidade, darem apoio ao Hospital de Retaguarda que a Câmara Municipal de Santarém instalou na Escola Alexandre Herculano.

Os funcionários receberam formação em temáticas como actividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda, prevenção e controlo de infecção, cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida.

A todos os formandos foi entregue equipamento de protecção individual (protecção facial) e o respectivo diploma da conclusão da formação.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara agradeceu a “todos os presentes, por participarem nesta formação, aumentando assim as suas competências” e salientou também a importância de “serem os primeiros assistentes operacionais do distrito a fazer esta formação na área da saúde”.

O hospital de retaguarda está equipado com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Presidente da República propõe alargamento do estado de emergência até 2 de Maio

O Presidente da República propôs esta quinta-feira, 16 de Abril, ao parlamento a segunda prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período…

José Mira Potes toma posse como presidente do Politécnico de Santarém

No próximo dia 10 de Setembro, pelas 15h30, realizar-se-á a tomada de posse do Presidente do IPSantarém, José Mira Villas Boas Potes. A cerimónia…

Lar em Rio Maior tem a maioria dos utentes infectados

A maior parte dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, está infetada com covid-19, com a doença a ter…

Suspeitos de assaltos a mais de 80 multibancos conhecem sentença na terça-feira

 O Tribunal de Coimbra lê na terça-feira a sentença a 13 arguidos suspeitos de terem furtado mais de dois milhões de euros, em ataques…