60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho concluíram este sábado, dia 18 de Abril, na Escola Básica Alexandre Herculano, a “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”, para, em caso de necessidade, darem apoio ao Hospital de Retaguarda que a Câmara Municipal de Santarém instalou na Escola Alexandre Herculano.

Os funcionários receberam formação em temáticas como actividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda, prevenção e controlo de infecção, cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida.

A todos os formandos foi entregue equipamento de protecção individual (protecção facial) e o respectivo diploma da conclusão da formação.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara agradeceu a “todos os presentes, por participarem nesta formação, aumentando assim as suas competências” e salientou também a importância de “serem os primeiros assistentes operacionais do distrito a fazer esta formação na área da saúde”.

O hospital de retaguarda está equipado com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Agente da PSP envolvido em acidente com vítima mortal na Golegã detido por crime de desobediência

Um agente policial, que esteve envolvido num acidente na Golegã que provocou um morto, foi detido no sábado, 10 de Outubro, pelo crime de…

Autarcas da Lezíria do Tejo querem “limar arestas” no processo de descentralização

Os autarcas da Lezíria do Tejo pediram à ministra da Modernização do Estado para rever rácios económicos e operacionais no âmbito da descentralização de…

Embargada obra ilegal em curso na encosta junto à ponte D. Luís em Santarém

A Câmara de Santarém deu ordem de embargo a uma obra que decorria sem licenciamento na encosta da cidade junto à ponte D. Luís,…

Santuário de Fátima com quebra de receitas de 50,6%

O Santuário de Fátima registou uma quebra de receitas de 50,6% até setembro e rescindiu amigavelmente contrato com 14 trabalhadores, devido à pandemia de…