60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho concluíram este sábado, dia 18 de Abril, na Escola Básica Alexandre Herculano, a “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”, para, em caso de necessidade, darem apoio ao Hospital de Retaguarda que a Câmara Municipal de Santarém instalou na Escola Alexandre Herculano.

Os funcionários receberam formação em temáticas como actividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda, prevenção e controlo de infecção, cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida.

A todos os formandos foi entregue equipamento de protecção individual (protecção facial) e o respectivo diploma da conclusão da formação.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara agradeceu a “todos os presentes, por participarem nesta formação, aumentando assim as suas competências” e salientou também a importância de “serem os primeiros assistentes operacionais do distrito a fazer esta formação na área da saúde”.

O hospital de retaguarda está equipado com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Seis mortos e 19 feridos graves na operação “Natal e Ano Novo” da GNR

Seis pessoas morreram e 19 ficaram feridas com gravidade nos mais de…

Bombeiros de Azambuja com nova ambulância de socorro

Os Bombeiros Voluntários de Azambuja colocaram ao serviço esta sexta-feira, 24 de…

VÍDEO | Almeirim inaugura o ALGIRA, um novo sistema de bicicletas partilhadas

A Câmara Municipal de Almeirim inaugurou na manhã desta quarta-feira, 15 de…

Rede que assaltava estabelecimentos em Santarém desmantelada pela GNR

A GNR desmantelou uma rede criminosa que assaltou vários estabelecimentos comerciais na…