60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho concluíram este sábado, dia 18 de Abril, na Escola Básica Alexandre Herculano, a “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”, para, em caso de necessidade, darem apoio ao Hospital de Retaguarda que a Câmara Municipal de Santarém instalou na Escola Alexandre Herculano.

Os funcionários receberam formação em temáticas como actividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda, prevenção e controlo de infecção, cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida.

A todos os formandos foi entregue equipamento de protecção individual (protecção facial) e o respectivo diploma da conclusão da formação.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara agradeceu a “todos os presentes, por participarem nesta formação, aumentando assim as suas competências” e salientou também a importância de “serem os primeiros assistentes operacionais do distrito a fazer esta formação na área da saúde”.

O hospital de retaguarda está equipado com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Santarém Educa 2018/19 reúne 400 professores do Concelho

O Santarém Educa 2018/19 – Encontro dos Professores do Concelho, que teve lugar esta quinta-feira, dia 6, pelas 14 horas, no Convento de São…

MAIS Lezíria promove actividades em Benavente e Cartaxo

Este fim de semana, o MAIS Lezíria passa por Benavente e Cartaxo. No sábado, dia 4 de maio, o Centro Social do Porto Alto…

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga detido com mais de 1500 doses de haxixe

Um homem, de 47 anos de idade, que foi detido na quarta-feira, 10 de Julho, por ser suspeito do crime de tráfico de estupefacientes…

DECO Ribatejo e Oeste denuncia existência de práticas comerciais desleais

A DECO Ribatejo e Oeste denuncia a existência de práticas comerciais desleais, nomeadamente no caso de vendas porta-a-porta de empresas comercializadoras de gás e…