70 por cento dos bombeiros profissionais do distrito de Santarém aderiram à greve nacional convocada para esta sexta-feira, 31 de Janeiro, segundo dados da Associação Nacional de Bombeiros profissionais.

A greve dos bombeiros profissionais insere-se no âmbito da greve nacional da função pública, convocada pela Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), da UGT, e pela frente Comum, da CGTP.

A adesão à greve da função pública dos bombeiros profissionais ronda os 80 e os 85 por cento a nível nacional, de acordo com informação prestada pela Associação Nacional de Bombeiros profissionais.

“A adesão à greve dos bombeiros profissionais ronda entre os 80 e os 85%. Em algumas localidades como Figueira da Foz e Lisboa a adesão é superior, na ordem dos 90%”, referiu a fonte da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais/Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP).

Em Santarém, a adesão é de 70% e Porto e Coimbra de 80%, adiantou a ANBP/SNBP, referindo-se sempre ao primeiro turno, entre as 20h00 de quinta-feira e as 08h00 de hoje e o segundo turno.

Aderiram igualmente outras organizações sindicais, que estão contra a proposta de aumentos salariais de 0,3%, nomeadamente a Federação dos Sindicatos da Administração Público (Fesap), a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE), a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas do Diagnóstico e Terapêutica.

Esta é a primeira greve nacional da função pública desde que o actual Governo liderado por António Costa tomou posse, em 26 de Outubro, e acontece a menos de uma semana da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), marcada para 06 de Fevereiro.

Leia também...

VÍDEO | Jornal ‘Correio do Ribatejo’ assinala 129 anos de existência

Jornal “De Todos e Para Todos os Ribatejanos”, o ‘Correio do Ribatejo’…

O que é a fase de mitigação? Saiba aqui

A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou a preparação de todo o sistema…

VÍDEO | Rodrigo Castelo: Aficionado da mesa farta

Nascido em Santarém, em 1980, Rodrigo Castelo desenvolveu desde cedo o gosto…
Foto de arquivo

Variante à Linha do Norte em Santarém está fora da estratégia do Governo para o País

Os presidentes da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e o…