Setenta e cinco vias, entre estradas nacionais e municipais, permanecem cortadas ou condicionadas no distrito de Santarém devido ao mau tempo, informou hoje a Proteção Civil.

No concelho de Coruche, onde o rio Sorraia já galgou as margens, continuam submersos o desvio da Ponte da Escusa (Couço–Coruche), a passagem de Entre‑Águas, as ligações entre a Estrada Nacional (EN) 114 e a EN251 (estrada das Meias), bem como a estrada do Rebolo.

Em Salvaterra de Magos, mantêm‑se submersas a Estrada do Paúl, entre Marinhais e Foros de Salvaterra, o troço entre o cruzamento da Rua Alves Redol e a Estrada do Escaroupim, a Rua da Caseta (Marinhais) e a estrada do Massapez, em Salvaterra de Magos.

No Cartaxo, permanecem inundadas a EN114‑2, entre Setil e a Ponte do Reguengo, e a EN3‑2, entre o Reguengo e Valada, mantendo‑se ainda submersa a Rua Professor Fernando Jaime Soares da Costa, que assegura ligação entre Vila Chã de Ourique e a EN114‑2, com acesso à autoestrada 1 (A1)

No concelho de Santarém, continuam submersas a EN365‑4 na Ponte de Alcaides, a Ponte do Alviela (EN365) entre Pombalinho e Vale de Figueira, e a EM1348 (Estrada do Campo), em Vale de Figueira. Mantém‑se igualmente inundado o cais da Ribeira de Santarém, a Estrada do Livramento (Pernes) e a ponte da Ribeira de Pernes, persistindo a cedência de talude no acesso ao centro histórico pela zona de Alfange e o corte do acesso à Quinta da Califórnia.

Está também submersa a Ponte do Celeiro e registam‑se inundações em várias ruas da Ribeira de Santarém (Rua Direita dos Palhais, Rua do Alcorce, Rua dos Limões e Rua da Amendoeira), além do isolamento do Reguengo do Alviela.

Na Golegã, persistem submersas a EN365 (Pombalinho–Vale de Figueira), que mantém isolado o Reguengo do Alviela, e parcialmente inundada a estrada da Cholda, entre a Quinta da Brôa e Mato de Miranda.

Ainda na Golegã, mantém‑se o risco de colapso na ponte da EM572, entre São Caetano, Quinta da Cardiga e Vila Nova da Barquinha, e continuam inundados os campos agrícolas de Golegã, Azinhaga e Pombalinho.

Em Rio Maior, permanecem intransitáveis vários arruamentos de São João da Ribeira e Ribeira de São João e na Chamusca, continua interditada a ligação fluvial Arripiado–Tancos.

Em Alpiarça, continuam cortadas a EN368 (Alpiarça–Tapada), mantendo‑se igualmente inundada a estrada rural entre a Reserva do Cavalo Sorraia e a ETAR de Almeirim/Alpiarça.

No concelho da Azambuja, permanece o isolamento de Carvalhos/Manique do Intendente, mantendo‑se igualmente interdito o acesso à Maçussa.

Em Benavente, persiste o risco de submersão na EM515, na zona do Paúl do Trejoito, ao passo que no concelho de Almeirim, vários troços permanecem cortados por lençóis de água.

Em Abrantes, mantém‑se parcialmente inundada a estação de canoagem de Alvega, enquanto em Constância continua submerso o parque de estacionamento ribeirinho.

Em Torres Novas, continuam isoladas a Quinta do Paul do Boquilobo e áreas próximas de Ribeira Ruiva e Casal do Vale devido ao galgamento do rio Almonda.

Em Vila Nova da Barquinha, o estacionamento e o cais do Almourol permanecem totalmente submersos.

No concelho do Sardoal, mantém‑se inundada a área de lazer da Lapa, e em Alcanena continua submersa a estrada entre Olhos de Água e o Carsoscópio

A Proteção Civil alerta para a possibilidade de agravamento das inundações urbanas, cheias por transbordo e instabilidade de vertentes, recomendando que se evitem as travessias de vias alagadas e que se salvaguardem bens e animais em locais seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Concentração anti-racista reúne cerca de 15 pessoas em Santarém

Cerca de 15 pessoas estiveram presentes numa concentração pacífica anti-racista, no dia 7 de Junho, no Jardim da Liberdade, em Santarém. Os manifestantes reuniram-se…

Hospital de Santarém com oito novos médicos especialistas

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) contratou oito novos médicos especialistas, que vêm reforçar o quadro médico do hospital a partir de hoje, dia…

Exercício internacional Orion envolve 1650 militares e 200 viaturas em território português

Mais de 1650 militares e 200 viaturas de Portugal e Espanha estão envolvidos no Orion21, o maior exercício anual conduzido pelo Exército português no…

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove rastreios em Ferreira do Zêzere

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul vai promover no próximo dia 24 de Junho, entre as 09h00 e as…