A Chamusca já está a viver uma das maiores festas da lezíria ribatejana, a tradicional Ascensão 2024, que se prolonga até ao próximo dia 12 de Maio, com a promessa de levar milhares de visitantes à vila.

O requalificado Largo 25 de Abril, na Chamusca, recebeu, na tarde deste sábado a cerimónia oficial de abertura da Festa, “a maior semana do ano”, como referiu o presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado.

Na sua intervenção, o autarca destacou a importância do certame para a economia local, e para o tecido económico concelhio que, durante os nove dias da Ascensão, se promove perante os milhares de visitantes que acorrem à vila.

Lamentando ainda que as acessibilidades continuem a ser um grave entrave ao desenvolvimento do concelho da Chamusca, num momento em que tanto se fala em Coesão Territorial, Paulo Queimado enalteceu o trabalho dos agentes económicos do território, que têm que trabalhar em dobro para alcançar os resultados que teriam se os acessos fossem aqueles que estão há muito prometidos.

Paulo Queimado enalteceu o trabalho desenvolvido, quer na requalificação da zona histórica da freguesia sede de concelho, quer em áreas como a educação, onde foram investidos 6 Milhões de euros na requalificação da Escola Sede, o novo Centro de Saúde e o investimento nas pessoas, feito na área social, sendo o concelho da Chamusca um dos poucos no país a ter duas incubadoras de inovação social.

As obras de requalificação na área envolvente ao edifício dos Paços de Concelho da Chamusca, promoveram também algumas alterações ao figurino do certame. O espaço dedicado ao artesanato, que contempla também um palco secundário, está agora adaptado, bem como o espaço das largadas e atividades taurinas.

“Este ano a grande novidade diz respeito à reconfiguração do espaço, nomeadamente no largo 25 de Abril, onde vamos ter um espaço mais amplo, mais aberto, devido às obras de regeneração urbana” realizadas no local, disse Paulo Queimado.

A festa começou no sábado com um concerto de Mickael Carreira e prossegue até ao dia 12, com um programa repleto de iniciativas.

Uma das grandes atracções da Semana da Ascensão é a tradicional entrada de toiros que decorreu hoje, Quinta-Feira de Ascensão, e feriado municipal, onde os toiros percorreram a artéria principal da vila, desde o Areal até à Centenária Praça de Toiros da Chamusca.

Amanhã, sexta-feira, dia 10, sobem ao palco os GNR e Bárbara Tinoco dá concerto sábado, dia 11.

A Feira tem também um palco secundário onde decorrem diversas iniciativas ligadas à cultura, à tradição e à arte etnográfica.

Neste palco está também prevista a realização de vários concertos protagonizados por músicos oriundos do concelho da Chamusca.

Segundo o presidente da Câmara da Chamusca, a feira tem como objetivo divulgar o artesanato da região e, para o efeito, a organização montou um espaço exclusivamente dedicado a esta arte, no pavilhão dos bombeiros.

“Tivemos a preocupação de montar um espaço para a realização de uma feira ligada ao artesanato, no pavilhão dos bombeiros. Queremos dar mais importância ao artesanato local e mostrar o que melhor se faz no nosso concelho”, disse o autarca.

De acordo com Paulo Queimado, o investimento na Semana da Ascensão’24 ronda os 450 mil euros, sendo esperado um retorno financeiro não só dos concertos, mas também da exposição de produtores e de agentes económicos.

“Esta feira gera retorno durante todo o ano, muitas empresas marcam presença na feira para vender os seus serviços e para promover o comércio do nosso território”, explicou.

No parque municipal, vão também ser montados diversos stands com atividades educativas direccionadas para todos os alunos do concelho, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário.

Leia também...

GNR e PSP iniciam campanha sobre riscos de usar telemóvel ao volante

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), GNR e PSP iniciam esta…

“Capitão sem Medo” homenageado nos 31 anos da sua morte

No dia 3 de Abril de cada ano, Santarém presta homenagem a…

“Viagem a Portugal” no Clube de Leitura da Fundação na Azinhaga

O espaço da Fundação José Saramago na Azinhaga, no concelho da Golegã,…

Grande parte do interior Norte e Centro em risco máximo de incêndio

Grande parte do interior Norte e Centro do país e dois municípios…