Foi hoje inaugurado o 42.º Festival Nacional de Gastronomia (FNG), que decorre na Casa do Campino, em Santarém até ao próximo dia 05 de Novembro.
A cerimónia oficial de abertura contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que elogiou o pioneirismo de Santarém na valorização da Gastronomia Nacional.
Inserido no programa Santarém Capital da Gastronomia e com a curadoria do chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém, o Festival Nacional de Gastronomia é o evento gastronómico de maior representatividade nacional.
“O Festival Nacional de Gastronomia é hoje um evento consolidado na oferta turística de Santarém, do Ribatejo e do País, o que permite ao Município de Santarém projectar este evento como o maior Festival Gastronómico do País e o único de abrangência Nacional. Durante estes dias temos o país todo à mesa em Santarém”, considera Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém.
“O Festival Nacional de Gastronomia é hoje um evento consolidado na oferta turística de Santarém, do Ribatejo e do país, o que permite ao Município de Santarém projectar este evento como o maior Festival Gastronómico do País e o único de abrangência Nacional. Pretendemos reforçar a qualidade e, principalmente a ligação ao nosso território e às forças vivas do nosso Concelho, com a grande novidade do envolvimento de associações de grande prestígio e influência como a Associação Comercial e Empresarial e Serviços – ACES, o Círculo Cultural Scalabitano, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Confraria da Gastronomia do Ribatejo”, acrescenta João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do turismo e grandes eventos.
Para quem visitar a Casa do Campino, irá encontrar ainda uma zona dedicada ao artesanato tradicional português, com cerca de 30 expositores, uma zona de restauração tradicional portuguesa, com a presença de oito restaurantes tradicionais com uma oferta completa à carta e uma mostra gastronómica de todo o país, uma área dedicada à doçaria tradicional portuguesa, uma zona de agroprodutos e expositores comerciais e ainda um espaço exterior dedicado ao “street food” e espaço de lazer, com palco para animação teatral e musical e uma zona de lazer para acolhimento dos visitantes e um espaço dedicado às crianças com supervisão competente de educadores que permite desfrutar do evento em família.
No evento, haverá também um espaço de petiscos com chefs de renome numa abordagem contemporânea que irão ocupar quatro espaços na Cavalariça I, rotativamente (de dois em dois dias), oferecendo ao público petiscos a um preço máximo de 6,50€ cada. Irão realizar-se também, à imagem da edição anterior, quatro banquetes com os chefs Marlene Vieira, dia 28 de Outubro, Paulo Morais, dia 31 Outubro, Louis Anjos, dia 3 de Novembro, e Arnaldo Azevedo, dia 4 de Novembro.