O Centro Académico de Santarém foi pensado e construído pelos jovens e resulta de uma parceria entre as Servas Nossa Senhora de Fátima e a Diocese de Santarém.

A Diocese de Santarém e a congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima inauguraram sábado, dia 26, o Centro Académico de Santarém (CASA) para “dar vida” ao ensino superior e à cidade. Pensado e construído pelos universitários, o Centro Académico de Santarém vai ajudar “pensar o futuro”, disse Diogo Mendes, que participou na preparação do espaço.

“Este espaço e tudo o que ele envolve pretende ajudar nos problemas e necessidades dos estudantes. Temos uma vontade muito grande de resolver essas situações, estar presentes e marcar presença no seu futuro”, afirmou o estudante da Escola Superior Agrária de Santarém.

A CASA concretiza um projecto da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, proprietárias do espaço, de lançar na cidade onde nasceu a fundadora um Centro de Dinamização Juvenil, e é um “sonho antigo” da Diocese de Santarém de ter um local de referência para a presença junto dos estudantes universitários.

“É um projecto e um sonho antigo, na diocese. É também um sinal de esperança nas condições da pandemia em que estamos, em que nem sequer a bênção das pastas foi possível realizar-se”, afirmou o padre Ricardo Conceição.

O responsável pela Pastoral Juvenil e Universitária, em Santarém, disse que “os jovens alinham com vontade” quando se lançam desafios e referiu que o Centro Académico foi “feito por jovens”, desde uma jovem arquitecta que pensou o espaço e a equipa que arranjou, preparou e limpou “toda ela é jovem”.

A irmã Mafalda Leitão, religiosa das Servas de Nossa Senhora de Fátima (SNSF) lembrou que CASA “nasceu em pouco tempo”, em menos de um ano, e é um “centro para ajudar os universitários.

“A Pastoral Juvenil e a renovação vocacional da congregação é um dos nossos objectivos. Mas também é das nossas linhas de força não actuarmos sozinhas, antes trabalhar em rede e em parceria com a igreja local. Por isso, nunca iríamos fazer este centro se não com esta parceria com a diocese”, afirmou a irmã Mafalda Leitão.

Para o bispo de Santarém, que presidiu à inauguração e bênção do Centro Académico, este sábado, a diocese tem um espaço que é “para o bem de muitos” e abre as portas aos jovens universitários para o encontro, o estudo, o convívio e a espiritualidade.

“Os jovens são chamados a ser apóstolos dos próprios jovens. O tempo da Universidade é um bom tempo de maturação, de assumir responsabilidade, que deve ser valorizado no que é o bom crescimento harmonioso da vida, com boas experiências”, disse D. José Traquina.

O Centro Académico de Santarém está situado na Rua das Esteiras, em Santarém, o espaço vai estar aberto à segunda e quarta-feira de cada semana, entre as 16h00 e as 20h00.

Leia também...

Cartaxo reforça segurança nas explorações agrícolas do concelho

Campo Seguro é um projecto da Câmara Municipal do Cartaxo que visa o aumento de segurança nas explorações agrícolas do concelho e prevê a…

Benavente aprova orçamento que poderá chegar aos 32 milhões de euros em 2021

A Câmara de Benavente aprovou um orçamento de 28,9 milhões de euros para 2021, valor que poderá crescer para perto dos 32 milhões de…

Câmara de Santarém atribui 47500 euros às freguesias de Alcanede e Póvoa da Isenta

O Município de Santarém vai apoiar financeiramente as freguesias da Alcanede e Póvoa da Isenta no valor de 37500 euros, no âmbito da “Lei…

Utentes criticam atraso das obras na urgência do Hospital de Abrantes

Os Utentes da Saúde do Médio Tejo criticaram o atraso no arranque das obras no serviço de urgência do Hospital de Abrantes, que serve…