Os monumentos de Santarém receberam 116.266 visitas desde a assinatura do protocolo – que teve lugar no dia 15 de Julho de 2022 – firmado entre o Município de Santarém, o ISLA – Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a Diocese, para permitir a abertura diária dos monumentos ao público.

Para João Teixeira Leite “esta é a prova de que este protocolo de colaboração entre várias entidades, está a dar frutos e a trazer ao território novos visitantes que de uma forma dinâmica, estão a potenciar, não só a visita aos nossos monumentos e às nossas igrejas, mas a acrescentar valor e a aumentar a procura nos nossos restaurantes e na nossa hotelaria”.

O património monumental continua, assim, a ser o grande chamariz de turistas a Santarém, em particular as suas diversas igrejas que lhe valeram o título de “Capital do Gótico”.

O número de visitantes tem aumentado exponencialmente, segundo dados registados nos monumentos abertos ao público, sendo que, em paralelo, em 2022, o sector do turismo em Santarém ultrapassou os valores recorde de 2019 nos principais indicadores, de dormidas (+12.21%) e valores nas receitas turísticas (+38,45 %).

“E, se compararmos o número de dormidas em hotelaria de Março 2022 com Março 2023 passamos de 5905 para 8340, são dados que traduzem que estamos no caminho certo e reforçam a nossa estratégia de posicionar Santarém como um destino turístico de elevada qualidade”, aponta João Teixeira Leite,

“Temos hoje novos meios de promoção turística, temos reforçado o investimento na presença de eventos que promovem Santarém à escala internacional, BTL, SIL em Lisboa e em Paris, investimos em grandes eventos que trazem milhares de pessoas até nós, a primeira edição dos Santos Populares, as Festas da Cidade, a Feira Nacional de Agricultura, o Festival Nacional de Gastronomia, o Reino do Natal, o In Santarém, a celebração da Passagem de Ano, as Cortes e Lendas, os grandes espectáculos como recentemente a Mariza, o investimento e apoio para atraímos eventos desportivos à escala internacional, paralelamente, continuamos focados em requalificar o espaço público, as obras recentemente concluídas e as que estão em curso são fundamentais para a atracção de novos públicos”, destaca.

Como descreve o impacto geral do protocolo de colaboração durante o primeiro ano na promoção do turismo em Santarém?

Considero que o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Santarém, a Diocese de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e o ISLA Santarém é a obra imaterial mais importante deste mandato com enorme impacto positivo para o crescimento da actividade turística e da economia local do nosso Concelho.

Tendo em conta a riqueza patrimonial do nosso território, a criação de uma rede de total acessibilidade à visitação turística, que garanta um horário diário de abertura dos monumentos de forma concertada e regular e um sistema de acompanhamento à visitação com recursos humanos especializados no processo de interpretação de cada um dos monumentos, era um anseio da população com muitas décadas.

Houve desafios ou dificuldades inesperadas durante este primeiro ano do protocolo? Se sim, como foram enfrentados e resolvidos?

No início do mandato quando comecei a desenvolver as primeiras reuniões muitos pensavam impossível de concretizar, com persistência e capacidade diálogo entre as entidades envolvidas foi possível chegarmos a bom porto. A partir de Julho de 2022, data que iniciou a execução do protocolo, percebi, sem grande surpresa, que chegaríamos ao final de um ano de implementação do protocolo sem grandes contratempos.

A Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém abraçaram esta parceria com muita satisfação e o ISLA Santarém, como Instituição de referência no Ensino para área do turismo, soube responder ao desafio de forma profissional e inteiramente disponível, ao longo de toda esta jornada, para aperfeiçoar a sua prestação.

Além do número de visitantes, que outros indicadores estão a ser utilizados para avaliar o sucesso do protocolo em termos de enriquecimento cultural e experiência dos visitantes?

Uma das grandes prioridades para as quatro entidades foi justamente a preocupação com a qualidade do atendimento, todos os jovens que asseguram a abertura dos Monumentos são criteriosamente seleccionados pelas suas características pessoais e demonstração de profissionalismo, mas também pelo entusiasmo que manifestam por poder integrar um projecto desta dimensão e importância para a nossa Cidade, para além disso, o ISLA Santarém garante formação constante que proporciona as ferramentas necessárias a um atendimento de excelência.

É por isso muito evidente a satisfação dos visitantes que usufruem não apenas da visita aos nossos maravilhosos monumentos, mas também de uma experiência de visitação turística de enorme qualidade.

No entanto, julgo que os números falam por si, registámos 116.266 visitas entre Julho de 2022 e 2023, um resultado que nos deve deixar a todos orgulhosos pelo trabalho desenvolvido.

Como têm sido as relações de cooperação entre as várias entidades envolvidas no protocolo? Houve colaborações especiais que merecem destaque?

Tal como já referi anteriormente foi com muito entusiasmo que todas as entidades abraçaram esta parceria que é sem dúvida uma aposta ganha. Quanto às colaborações especiais há que destacar uma bem recente, durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em que todos deram ainda mais do seu tempo e da sua dedicação por forma a proporcionar aos milhares de jovens que estiveram em Santarém uma experiência única e memorável, com horários mais alargados e um acompanhamento na visitação ainda mais eficaz.

Com base nas lições aprendidas e nos resultados do primeiro ano, quais são os planos ou melhorias que a autarquia pretende implementar para o próximo ano do protocolo?

Reitero a satisfação do Município e das restantes entidades pelos resultados obtidos neste primeiro ano de Protocolo que, como já disse, considero uma aposta ganha e uma medida imprescindível para o sector do Turismo em Santarém. A intenção é renovar o Protocolo neste próximo ano e garantir a abertura de mais monumentos que, por motivos das obras municipais em curso ficaram de fora há um ano. Falo da Igreja de S. João do Alporão, da Torre das Cabaças e da Igreja da Piedade, sendo que, ao longo deste ano que passou garantimos a abertura da Igreja da Alcáçova e da Igreja de S. Nicolau, após o término das obras no Largo da Alcáçova e no Largo Dr. Ramiro Nobre, respectivamente.

Como está a cidade em termos turísticos?

A melhor forma de responder a esta pergunta é com factos, com dados claros do Instituto Nacional de Estatística e estes evidenciam um crescimento do sector inequívoco. Em 2022, o sector do turismo em Santarém ultrapassou os valores recorde de 2019 nos principais indicadores, de dormidas +12.21% e valores nas receitas turísticas +38,45 % se compararmos o número de dormidas em hotelaria de Março 2022 com Março 2023 passamos de 5905 para 8340, são dados que traduzem que estamos no caminho certo.

Importa nesta análise evidenciar o aumento da oferta diversificada de alojamentos, ou seja, os privados já perceberam a nossa dinâmica, a procura é maior que a oferta, e hoje temos novas unidades hoteleiras de enorme qualidade que temos visitado e promovido, temos novos alojamentos locais, hotéis em construção que vão ser uma referência nacional e outras unidades ainda em projecto mas que já deram entrada no urbanismo e cujos promotores pretendem iniciar construção ainda este ano. Estou convencido que esta dinâmica, agregada ao crescente investimento que tem sido feito pelos privados, quer na restauração, que hoje já coloca Santarém num lugar de referência, quer na hotelaria como referi anteriormente, dá todas as condições para Santarém se afirmar no contexto nacional como um destino turístico diferenciado.

Toda esta dinâmica vai continuar a atrair mais público com todo impacto positivo que isso representa para o nosso desenvolvimento económico.

O que pretende a Autarquia continuar a desenvolver para dinamizar este sector?

São muitas as iniciativas que o Município está a levar a cabo no sentido de continuar a alavancar o sector, entre elas, o investimento na regeneração urbana através de um conjunto de obras municipais em curso e as que estão planeadas para executar em breve, o projecto dos bairros digitais, que vai trazer tecnologia e modernidade ao centro histórico, o investimento na requalificação da frente Ribeirinha, crucial e para o qual já temos 2,5 milhões de euros para investir, e claro o investimento directo nos grandes eventos que ao longo do ano atraem milhares de pessoas a todo o Concelho, sejam eles eventos lúdicos ou de carácter desportivo.

Criámos novos meios de promoção turística, novo mapa turístico, novos mapas roteiros temáticos, que vão ser distribuídos nas próximas semanas pelos Restaurantes e unidades Hoteleiras do Concelho, as novas páginas de instagram e facebook (visitesantarem.travel), a continuidade de marcarmos presença com stands impactantes nos principais eventos nacionais e internacionais de turismo, como é o caso da BTL, é fundamental, a construção do novo posto turismo que será no Mercado Municipal e dessa forma ficará junto à nova paragem de autocarros turísticos, criada no ano passado e foi uma pequena grande medida, pois desta forma os turistas entram no Centro Histórico pela nossa lindíssima Praça Sá da Bandeia, todas estas intervenções de investimento público estão a criar uma dinâmica inevitável.

Queremos vender o produto Santarém como destino turístico de qualidade, na vertente da valorização do património cultural e natural, do Rio Tejo, da gastronomia e das nossas tradições, onde o cavalo e toda a temática taurina são uma marca bem presente.

Leia também...

Mestre José Silva Matos homenageado em Rio Maior

A Associação Judo Santarém – AJDS e a Casa do Povo de…

Coruche encerra programa Desporto Sénior 2024 com muita animação

Realizou-se ontem, dia 19 de Junho, no Pavilhão Multiusos de Coruche, a…

Praia Fluvial de Fernandaires recebeu a Taça de Portugal de Pesca de Achigã

A Praia Fluvial de Fernandaires recebeu, no passado dia 25 de agosto,…

“O 25 de Abril permitiu extravasar toda a alegria das gentes de um País massacrado e amordaçado”

Há 60 anos, um episódio de violência em Angola, desencadeou a longa…