A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) celebrou os 103 anos da elevação de Abrantes a cidade, numa cerimónia realizada na manhã do dia 14 de Junho, no Castelo da cidade. Na presença do Chefe de Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, foi atribuída a medalha de mérito municipal ao Regimento de Apoio militar de Emergência (RAME), tendo o seu 1º Comandante, Coronel César Reis, recebido um louvor do município.

No discurso alusivo à data, o presidente da CMA, Manuel Jorge Valamatos, referiu o RAME como uma estrutura de referência incontornável de “suporte à protecção e à sociedade civil”, sublinhando a “postura cooperante, o diálogo institucional permanente”, mas também realçou “a abertura da instituição militar cada vez mais notória, o apoio continuado aos múltiplos programas de intervenção comunitária e, até, de realização conjunta, reforçam esta posição de cooperação, num trabalho permanente de convergência de esforços entre as forças civis e militares”.

Manuel Jorge Valamatos deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos ex-combatentes e às suas famílias, “pela coragem com que deram o melhor de si por Portugal”. A parada militar foi realizada pelo RAME e a cerimónia contou também com a banda do Exército.

Dirigindo-se aos Abrantinos, o presidente da Câmara evocou o passado histórico. “Celebramos o compromisso que ao longo de décadas foi construído por homens e mulheres desta comunidade” e disse que o futuro “cabe a todos nós, Abrantinos, continuar a inovar, a consolidar a nossa confiança no futuro. Cabe a cada um de nós promovermos positivamente a nossa cidade, o nosso turismo, a nossa gastronomia, a nossa economia, a nossa inovação, a nossa educação, a nossa saúde”.

O presidente concluiu o discurso com o compromisso de querer “continuar a olhar para as nossas pessoas, freguesias, instituições e empresas, encontrando sempre as melhores soluções em conjunto”.

Leia também...

Homem de 24 anos detido por violência doméstica

Um homem de 24 anos de idade foi detido pela GNR, no…
Foto de Arquivo

Ministério Público acusa 10 militares por crimes no âmbito de uma praxe

O Ministério Público acusou dez militares por alegados crimes no âmbito de…

Câmara do Cartaxo emite nota de pesar pela morte de Maria João Abreu

A Câmara Municipal do Cartaxo emitiu na quinta-feira, 13 de Maio, uma…

Presidente da República condecorou a título póstumo José-Augusto França

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou na terça-feira, a…