A região do Médio Tejo vai acolher, nos dias 5 e 6 de Novembro, o Congresso do Desporto 2022. A primeira edição desta iniciativa de âmbito nacional vai reunir dezenas de especialistas dos mais diversos ramos do desporto em Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, numa organização dos quatro municípios com um conjunto de parceiros. O evento é certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a atribuição de créditos aos técnicos de desporto participantes.
Temas como a Justiça, a Ética, a Saúde e o Bem-estar, a Sociedade ou o Movimento Associativo serão mote para uma itinerância de conhecimentos entre quatro autarquias do Médio Tejo, em que especialistas de diferentes disciplinas cruzarão exemplos e experiências e proporcionarão momentos de debate e de produção de conhecimento.
Nomes como José Couceiro, treinador de futebol, ou Jorge Tormenta, comentador da RTP e antigo seleccionador nacional de andebol feminino estão confirmados entre os oradores e moderadores dos painéis. Serão mais de 40 as personalidades ligadas ao meio desportivo, que durante dois dias tornarão a região o epicentro do desporto em Portugal.
Este evento potencia o território do Médio Tejo e tal como as actividades desportivas promove o sentido de união, de equipa e do colectivo. Os trabalhos irão decorrer, em simultâneo, no Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes (Abrantes), Centro Cultural do Entroncamento, Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (Torres Novas) e Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha no dia 5, ficando a apresentação das conclusões agendada para o dia 6, em Abrantes.
O Congresso do Desporto 2022 proporcionará uma geografia de trocas de saberes para valorização de competências na área desportiva. Entre as várias entidades parceiras encontram-se o Comité Olímpico de Portugal, a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, a Autoridade Anti Dopagem, a Confederação do Desporto, a Associação Portuguesa de Direito Desportivo, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Portugal Football School, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Santarém, a Singlecode, a PrestigePress e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.