Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela defendeu hoje Santarém como “escolha ideal” para implantar o novo aeroporto internacional.

Em comunicado, a entidade presidida por Luís Manuel Tadeu Marques esclareceu que esta posição conta com o apoio de todos os presidentes dos municípios que fazem parte da CIM.

Numa recente reunião do Conselho Intermunicipal da CIM das Beiras e Serra da Estrela “foi tomada uma posição unânime por parte dos senhores presidentes”, que expressaram “total apoio à construção do aeroporto internacional em Santarém, justificada por um conjunto de vantagens”.

Essas vantagens são “a sua localização geográfica, as acessibilidades, ou seja, a sua proximidade de importantes vias rodoviárias e ferroviárias, garantindo uma maior mobilidade, melhoria do tempo médio de acesso dos passageiros ao aeroporto, a proximidade da Região Transfronteiriça [entre Portugal e Espanha], bem como um potencial turístico e [de] desenvolvimento económico”.

Na referida reunião, realizada em 09 de maio, “estiveram presentes os representantes do projeto ‘Magellan 500’, que apresentaram e explicaram aos 15 presidentes dos municípios (…) o modelo de conceção e implementação do aeroporto internacional em Santarém”.

“Esta posição do conselho intermunicipal da CIM das Beiras e Serra da Estrela está em articulação e sintonia com a declaração conjunta das CIM da Região de Leiria, da Região do Médio Tejo, da Região da Beira Baixa e da Região de Coimbra, manifestada e publicada (…) nos meios de comunicação social, reconhecendo a importância estratégica de contar com um aeroporto internacional que sirva como porta de entrada para o nosso país e que promova o desenvolvimento económico, turístico e social de todos os municípios envolvidos”, sublinhou a comunidade liderada por Luís Manuel Tadeu Marques, também presidente da Câmara de Gouveia.

Da CIM das Beiras e Serra da Estrela, fazem parte os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Na terça-feira, as comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e de Coimbra, e também do Médio Tejo e da Beira Baixa defenderam, numa declaração conjunta, a localização do futuro aeroporto internacional de Lisboa em Santarém, que classificaram como a “escolha ideal”.

Na quarta-feira, o ministro das Infraestruturas defendeu que a distância entre Santarém e Lisboa não é impeditiva da construção do aeroporto na capital ribatejana, mas reafirmou que é longe e considerou que estas declarações não condicionam a comissão técnica.

João Galamba falava na audição regimental na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no parlamento, onde esteve a ser ouvido sobre a política geral do ministério e outros assuntos de atualidade.

“O que eu disse é um facto. 80 km ou 70 km é longe de Lisboa e isso em nada condiciona o trabalho da Comissão Técnica Independente, que, como sabe, não se pronuncia sobre distâncias, faz outro tipo de análise”, afirmou.

Em causa estão as declarações do governante durante a CNN Summit, na qual defendeu que um aeroporto em Santarém é “longe”.

“Não vejo em que é que as minhas declarações condicionam, prejudicam o trabalho da Comissão Técnica Independente, que tem, obviamente, um conjunto de equipas a trabalhar, que continuarão a trabalhar e que emitirão as suas opiniões e que tornarão público o seu relatório e ele será a base da decisão política”, justificou, quando questionado sobre o tema pelo deputado social-democrata Paulo Rio de Oliveira.

Leia também...

Abrantes inaugura Estrutura Residencial para Idosos com capacidade para 56 utentes

Foi inaugurado no passado dia 5 de Maio, o Lar “Todos Irmãos”,…

Páscoa com temperaturas perto dos 30ºC em Santarém

Após alguns dias de chuva, o Instituto Português do Mar e da…

PSD critica qualidade de serviço na ferrovia e questiona Governo sobre investimentos

O PSD disse hoje que a situação da ferrovia em Portugal é…

Santuário de Fátima com rendimentos de cerca de 15 milhões de euros em 2021

Os rendimentos do Santuário de Fátima terão rondado os 15 milhões de…