A Associação de Futebol de Santarém inicia o ano de 2026 com números que confirmam o consistente crescimento do número de atletas. À data, entre futebol, futsal, futebol de praia e walking football, estão inscritos 9.710 atletas, superando os 9.647 praticantes inscritos em período homólogo.
Este aumento global representa um crescimento de 0,65%, registado nas modalidades de futebol, futsal e walking football. O destaque vai para o feminino, que apresenta uma evolução positiva de 3,5%, reflectindo o trabalho contínuo de promoção, desenvolvimento e valorização do futebol e futsal feminino.
O crescimento é igualmente visível no número de equipas, que passou de 499 para 518, bem como no número de clubes com vertente feminina, que aumentou de 21 para 22, correspondendo a uma subida de 4,7%.
O escalão sénior continua a ser o que reúne mais atletas, com 1.547 inscritos. No feminino, o escalão sub-15 destaca-se como o mais representativo, contabilizando 159 praticantes inscritas.
Sobre estes números, o Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Joaquim Martinho Dias, sublinha a satisfação da Direção da AF Santarém. “Após um ano marcante, em que o Centenário foi assinalado com um extenso programa comemorativo e com o sucesso dessa jornada, a nossa Direção não podia estar mais satisfeita com os números agora conhecidos. Esta subida em toda a linha só é possível graças ao empenho de todos os agentes desportivos que, diariamente, se dedicam a proporcionar a prática desportiva a jogadores e jogadoras de futebol, futsal e walking football. Da nossa parte, a promessa é clara: continuaremos a ser parceiros na construção deste projecto comum”, afirma.
Joaquim Martinho Dias destacou ainda a aposta no futuro, com especial enfoque na inclusão. “Temos um projecto muito acarinhado na área do desporto de inclusão, já apresentado ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, e que contará com o apoio da Federação. Esperamos que este projecto possa também contar com o envolvimento dos municípios, das IPSS e dos centros de reabilitação, alcançando o sucesso de outras iniciativas que acompanhamos”.
