A Associação de Futebol de Santarém(AFS) juntou-se aos vários agentes desportivos nacionais para repudiar os actos racistas ocorrido em Guimarães.
A AFS afirma em comunicado que os incidentes “são de âmbito nacional, mas a Associação de Futebol de Santarém não pode deixar de reagir em duas perspectivas”.
A primeira perspectiva da AFS é de repudiar “comportamentos racistas e consideramos que são são intoleráveis numa sociedade como a nossa, que se diz evoluída e aberta”.
A Associação de futebol diz que apesar do “nosso futebol distrital ter muito menos mediatismo”, por outro lado não pode deixar de dizer “que estamos preocupados pois os nossos jovens têm no futebol profissional as suas referências e estes comportamentos podem influenciar negativamente os nosso jovens”.
“O futebol é para todos e nós queremos que na nossa região também seja assim. Tolerância zero a comportamentos destes e estamos disponíveis para falar com os nossos clubes para aferir a necessidade de realização de acções para falar/debater e atacar com actos deste género”, conclui a nota da AFS.