O Agir+ está a promover um estudo sobre os residentes ciganos do bairro de Vale de Estacas, em Santarém.

A iniciativa promovida, através da actividade ReConstruir, está a levar a cabo acções de rua com a implementação de entrevistas a alguns representantes da comunidade cigana e com a aplicação de inquéritos por questionário aos residentes ciganos, no âmbito do aprofundamento do diagnóstico do território.

A “Caracterização da comunidade cigana do bairro de Vale de Estacas: estudo exploratório”, nasceu de uma parceria do projeto Agir+ E8G, com a Escola Superior de Educação de Santarém (Instituto Politécnico de Santarém) e conta com a colaboração de duas estagiárias do curso de Educação Social.

“Apesar da evolução sentida nos últimos anos, continuam a registar-se níveis elevados de discriminação, pobreza e exclusão social de muitas pessoas e famílias ciganas, bem como um forte desconhecimento e desconfiança entre pessoas não ciganas e pessoas ciganas”, refere um nota da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

O organização diz que parte para a iniciativa, com a premissa de que é “essencial o conhecimento dos diversos contextos sociais e factores socioeconómicos para a promoção da inclusão social das pessoas ciganas”.

Leia também...

Fátima mostra manifestações típicas da piedade popular

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, considera que, na…

Câmara de Ourém compra terrenos para ampliar zona industrial

A Câmara de Ourém aprovou a compra de terrenos para a ampliação…

GNR realiza mais uma edição da operação “Censos Sénior”

A GNR anunciou hoje que vai realizar, em Outubro e em todo…

Prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet termina hoje

O prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet termina hoje,…