Os alunos e docentes do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira promoveram, no passado dia 11 de Maio, a atividade “EcoDay” no âmbito do projeto europeu “Vamos cuidar do planeta”, coordenado em Portugal pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).

Este é um projecto de colaboração com alunos e docentes do projeto Erasmus + “The Rivers Tell”, que contou com a participação de mais de 80 alunos e 12 docentes.

Nesta actividade, inserida no projecto da escola sob o tema aglutinador “Tudo o que não recolhemos e reciclamos, vai parar ao mar”, os alunos e docentes realizaram um trajecto que uniu a Escola D. João II à Escola Secundária Sá da Bandeira, seguindo a partir daí um percurso ambiental, acompanhando várias linhas de água, passando pelo vale de Atamarma, zona da Ribeira de Santarém e com términus junto ao Tejo, na zona do Clube de Canoagem.

Durante este percurso os alunos e docentes participantes desenvolveram várias actividades, onde procuraram reforçar a consciência cívica, na população em geral, na área do desenvolvimento sustentável e da participação cívica, incentivando a adopção de práticas públicas e comportamentos pessoais convergentes com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

PUBLICIDADE

Os participantes fizeram uma recolha de resíduos, sob a forma de competição entre turmas, ao longo do percurso, especialmente associado às linhas de água, que foi posteriormente caracterizado/classificado no final do mesmo; caracterizaram as pressões antrópicas sobre o ecossistema, com especial atenção sobre a água, procurando seleccionar um local que poderá ser sujeito posteriormente a intervenção/recuperação ambiental, por parte dos alunos do agrupamento; realizaram actividades lúdico-ambientais de recolha, separação e reciclagem de resíduos, orientação na natureza, identificação/caracterização de líquenes e ninhos de aves, identificação de micro algas e outros microrganismos da água; avaliação da paisagem da Lezíria; observaram algum património cultural (de origem Árabe) e ambiental característico da zona de Santarém.

No final do percurso os alunos tiveram oportunidade de praticar um pouco de canoagem no rio Tejo e analisaram um pouco das pressões humanas nas suas margens. Todos os participantes passaram um dia divertido, aplicaram-se com grande empenho em todas as actividades e fizeram uma enorme recolha de resíduos, tornando-se oficialmente “Cuidadores do Planeta”. Procuraram sensibilizar todas as pessoas, com quem se cruzaram, para a necessidade de protegermos o planeta, adoptando comportamentos que protejam mais o ambiente, algumas delas colaboraram graciosamente nesta actividade, que deveria ser uma demanda global.

As actividades realizadas foram partilhadas, à medida que eram desenvolvidas, através das redes digitais, com os alunos do projeto Erasmus de escolas da Itália, Roménia, Grécia e Lituânia.

A realização do “EcoDay” contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém em termos de apoio material e humano, que se fez representar pela vereadora Inês Barroso, pela chefe da divisão de educação e juventude Vânia Horta e por Ana Alves e Diogo Dias da divisão do ambiente e sustentabilidade. A Polícia de Segurança Pública de Santarém, através da divisão escola segura, acompanhou os participantes e garantiu a sua segurança ao longo do percurso, contribuindo muito para o sucesso desta actividade. O Clube de Canoagem do Agrupamento e o Clube de Atividades de Ar Livre e Desportivas do Agrupamento, prestaram uma excelente colaboração, com destaque nas actividades de análise ambiental do rio Tejo e na componente lúdica do projeto.

“O projeto não termina aqui, estes alunos pretendem reforçar as suas preocupações ambientais junto de toda a população do Concelho de Santarém e incentivar jovens de todo o país a fazerem o mesmo nas suas regiões. Fica a promessa da realização de novas intervenções ambientais, mas até lá voltam à escola onde todo o projeto começou e agora, cheios de ideias, plenos de alegria e motivação, vão procurar novos desafios e explorar as suas ideias sonhando com um planeta melhor”, refere a organização.

PUBLICIDADE
Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Bombeiros de Santarém recolhem 114 toneladas de equipamentos eléctricos usados

13 associações do distrito de Santarém.

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…