A empresa Águas de Santarém realizou hoje uma campanha de sensibilização na Escola Básica do 1.º CEB de São Bento, intitulada “O Segredo da Água”, no âmbito do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março. A iniciativa pretendeu transmitir uma mensagem junto das crianças sobre a importância deste recurso hídrico no dia a dia, além da necessidade de o utilizar de forma consciente e sustentável.

“São as crianças que podem ser os nossos verdadeiros embaixadores. Em primeiro lugar porque estão mais despertos para as causas e em segundo lugar, porque podem transmitir esta mensagem durante mais anos”, destacou Ramiro Matos, presidente do Conselho de Administração das Águas de Santarém.

A ação contou com o reforço da importância de proteger este líquido elemento, por intermédio de uma conversa informal, aliada à distribuição de folhetos didáticos, pulseiras e ao visionamento de um vídeo com o hino das Águas de Santarém, disponível no Youtube. Paralelamente foi revelado aos mais novos que o “segredo da água” reside dentro de cada um de nós, através de cada gesto que contribui para a sua preservação.

 

“Temos de nos reinventar para criar campanhas que não sejam sempre a mesma coisa, que tenham uma novidade, algo que possa despertar-lhes a atenção. Desta vez foi “O Segredo da Água”, que são eles próprios”, afirmou Ramiro Matos, que alertou também para a persistência de problemas de seca no país.

“Vivemos entre polos opostos, tanto temos muita água, como temos situações de seca. Portanto, não é por este inverno rigoroso que deixámos de ter problemas de seca e que o próximo verão não seja também muito rigoroso”, frisou.

Esta consciencialização ganha uma importância renovada no atual cenário geopolítico. Ramiro Matos sublinhou que o impacto deste recurso natural se estende à crise energética, acentuada pela guerra no Golfo Pérsico.

“Nós precisamos de muita energia para explorar a água. Se toda a gente ajudar a poupá-la, estamos a contribuir para atenuar a crise energética”, defendeu.

O projeto-piloto da campanha de sensibilização da empresa será alargado a todas as escolas do concelho, através da distribuição dos folhetos didáticos e das pulseiras.

A Águas de Santarém é a empresa responsável pela gestão do sistema de abastecimento de águas e tratamento de águas residuais no concelho de Santarém.

Leia também...

Companhia das Lezírias obteve certificação “Pecuária Baixo Carbono”

A Companhia das Lezírias obteve certificação “Pecuária Baixo Carbono”, atribuída pela AGRICERT, que reconhece o esforço da empresa na redução das emissões de gases…

2019 foi o ano em que as renováveis despertaram e as emissões baixaram mais

As associações Zero e de energias renováveis consideram que 2019 foi o ano em que o sector renovável “despertou” e em que as emissões…

Ministro do Ambiente afasta cenário de maior caudal do Tejo vindo de Espanha

O ministro do Ambiente reafirmou hoje a necessidade de “aprofundar a Convenção de Albufeira”, para haver uma maior regularidade nos caudais do rio Tejo,…

Projecto ambiental já permitiu reabilitar 3,5 km de rio em Santarém

O Município de Santarém tem vindo a apostar na modelação de uma abordagem de governação para o desenvolvimento territorial, centrado na valoração dos recursos…