O Dia Mundial da Água é celebrado, a 22 de Março, com o propósito de chamar a atenção de todos sobre a importância da água e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Este dia, proclamado por meio da Resolução A/RES/47/193 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de Dezembro de 1992, em conformidade com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, é comemorado, anualmente, desde 1993.

A cada ano, e sob a coordenação do Programa Mundial de Avaliação da Água (WWAP) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em nome da Água das Nações Unidas (UN-Water), é lançado um novo Relatório do Desenvolvimento Mundial da Água com o intuito de fornecer ferramentas para formular e implementar políticas sustentáveis para a água, cujo lema, em 2021, é “Valorizar a água”.

O Dia Mundial da Água foi criado para lembrar a responsabilidade que temos sobre a água no planeta, enquanto bem essencial à vida, que deve ser utilizado para benefício do Homem, sem comprometer as necessidades dos ecossistemas e a continuidade hídrica dos recursos de água. É, pois, imperioso que cada um de nós lhe atribua o devido valor e a preserve, praticando maneiras de economizar, reutilizar e de a utilizar da forma mais racional e eficiente possível, pensando, sempre, no equilíbrio do nosso planeta e nas gerações futuras.

PUBLICIDADE

Consciente da importância e pertinência desta temática, a Águas de Santarém pretende dar o seu contributo na redução da pegada ambiental, através da sensibilização da população para o consumo de água da torneira – segura e de reconhecida qualidade confirmada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos –, em substituição da água engarrafada, almejando a que a mudança, de cada um, para comportamentos mais responsáveis, do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade, possa, gradualmente, incentivar outros num objectivo comum.

É com este mote, que a Águas de Santarém lança, neste dia repleto de simbolismo, uma nova garrafa de água da marca águAS – Natural de Santarém. A par de mais uma aposta em materiais amigos do ambiente, esta garrafa pretende incentivar o consumo de água da torneira em qualquer lugar, em detrimento da água engarrafada. Uma garrafa prática, leve, atrativa e de fácil transporte. Em breve, perto de si.

Convictos de que, neste dia dedicado à água, é o momento certo para promover um movimento, o mais abrangente possível, de reflexão sobre um bem precioso, essencial, finito e, bem assim, sobre o seu “valor”, a Águas de Santarém aliou-se, naturalmente, à campanha de sensibilização, a nível nacional, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, designada “H2Off – Hora de fechar a torneira”.

O apelo é simples: fechar a torneira às 22 horas do dia 22 de março. Uma hora sem consumir água, enquanto ato deliberado, como forma de refletir, em consciência, sobre a importância da água e a sua finitude. Junte-se ao movimento por um futuro mais sustentável, porque, juntos, fazemos a diferença.

A Águas de Santarém, aliou-se, igualmente, à campanha online da Associação Ambientalista ZERO “Água da Torneira. A bebida preferida.”, que visa incentivar ao consumo de água da torneira, reduzindo, assim, as pegadas de carbono, energética e hídrica.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…