O relatório e contas do ano 2018 da empresa municipal Águas de Santarém (AS) foi aprovado na última reunião do executivo de 25 de Março. A empresa apresentou resultados líquidos da operação na ordem dos 290 mil euros, menos cerca de 70 mil do que no ano transacto.

Segundo o relatório e contas da Águas de Santarém, o ano de 2018 ficou marcado por uma melhoria do rácio de Autonomia Financeira – que se cifrou nos 69 por cento – e por um aumento, em mais 32 por cento de investimento (2.182.373,81 euros), proveniente de meios próprios da empresa, sem recurso a qualquer financiamento comunitário ou bancário.

“Concomitantemente, reduzimos num ano o endividamento bancário em cerca de 900.000 euros, permitindo de forma gradual e sustentada reduzir o passivo, efectuando o investimento possível e necessário sem sobrecarregar os anos vindouros”, declarou a administradora da empresa, Teresa Ferreira.

A maior fatia de investimentos, 71%, centrou-se no serviço de abastecimento de água, com cerca de 1,6 milhões de euros, em que se destaca a substituição de 5,16 km de conduta e expansão da rede em 1,44 km.

Segundo o relatório, foram efectuados investimentos em praticamente todos os sistemas de abastecimento do concelho, com maior expressão nos sistemas de Santarém, Tremês, Gançaria, Pernes e Amiais de Baixo.

Revelando-se “preocupada” face à actual situação de seca que o País atravessa, Teresa Ferreira garantiu que a empresa “fez o trabalho de casa”, nomeadamente com a execução de novos furos de captação de agua subterrânea – Tremês, Santarém e Vaqueiros – para garantir “a robustez no abastecimento de agua num cenário que cada vez mais se caracteriza como de seca e que lança desafios acrescidos no fornecimento de agua em quantidade e qualidade de excelência”.

O relatório, a que o Correio do Ribatejo teve acesso, destaca que Entidade Reguladora ERSAR voltou a atribuir a AS o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, em 2018, “e que reflecte o grau de cumprimento de 99,9% “dos valores paramétricos estabelecidos nas mais de 3.900 analises efectuadas a qualidade de Água”.

2018 foi também o ano em que a empresa registou o seu maior volume em termos de tratamento de águas residuais – 2.934.561 m3 – decorrente da recente ampliação da rede pública de saneamento e consequente ligação de mais 1.044 novos clientes em 2018.

“Mantivemos o foco na prestação do serviço ao cliente, apostando num conjunto vasto de acções que permitiram alcançar um melhor nível de serviço”, garante Teresa Ferreira.

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