O relatório e contas do ano 2018 da empresa municipal Águas de Santarém (AS) foi aprovado na última reunião do executivo de 25 de Março. A empresa apresentou resultados líquidos da operação na ordem dos 290 mil euros, menos cerca de 70 mil do que no ano transacto.

Segundo o relatório e contas da Águas de Santarém, o ano de 2018 ficou marcado por uma melhoria do rácio de Autonomia Financeira – que se cifrou nos 69 por cento – e por um aumento, em mais 32 por cento de investimento (2.182.373,81 euros), proveniente de meios próprios da empresa, sem recurso a qualquer financiamento comunitário ou bancário.

“Concomitantemente, reduzimos num ano o endividamento bancário em cerca de 900.000 euros, permitindo de forma gradual e sustentada reduzir o passivo, efectuando o investimento possível e necessário sem sobrecarregar os anos vindouros”, declarou a administradora da empresa, Teresa Ferreira.

A maior fatia de investimentos, 71%, centrou-se no serviço de abastecimento de água, com cerca de 1,6 milhões de euros, em que se destaca a substituição de 5,16 km de conduta e expansão da rede em 1,44 km.

Segundo o relatório, foram efectuados investimentos em praticamente todos os sistemas de abastecimento do concelho, com maior expressão nos sistemas de Santarém, Tremês, Gançaria, Pernes e Amiais de Baixo.

Revelando-se “preocupada” face à actual situação de seca que o País atravessa, Teresa Ferreira garantiu que a empresa “fez o trabalho de casa”, nomeadamente com a execução de novos furos de captação de agua subterrânea – Tremês, Santarém e Vaqueiros – para garantir “a robustez no abastecimento de agua num cenário que cada vez mais se caracteriza como de seca e que lança desafios acrescidos no fornecimento de agua em quantidade e qualidade de excelência”.

O relatório, a que o Correio do Ribatejo teve acesso, destaca que Entidade Reguladora ERSAR voltou a atribuir a AS o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, em 2018, “e que reflecte o grau de cumprimento de 99,9% “dos valores paramétricos estabelecidos nas mais de 3.900 analises efectuadas a qualidade de Água”.

2018 foi também o ano em que a empresa registou o seu maior volume em termos de tratamento de águas residuais – 2.934.561 m3 – decorrente da recente ampliação da rede pública de saneamento e consequente ligação de mais 1.044 novos clientes em 2018.

“Mantivemos o foco na prestação do serviço ao cliente, apostando num conjunto vasto de acções que permitiram alcançar um melhor nível de serviço”, garante Teresa Ferreira.

Leia também...

ProTejo diz estar “expectante” com garantias do Governo sobre negociações com Espanha

O proTejo – Movimento pelo Tejo disse estar expectante com as garantias do ministro do Ambiente e da Ação Climática de que a emergência…

Ferbgás investe 20 ME em unidade de biometano em Benavente

A Ferbgás Renováveis recebeu autorização da DGEG para avançar com uma unidade de produção de biometano em Benavente, com início de operação previsto para…

Jovens estudantes educam pais e avós sobre a importância da água no Ribatejo

Madalena, 10 anos, repreende a avó que lava o quintal com água da rede pública e não poupa o avô que insiste em fazer…

Qualidade do Ar em Santarém “cumpre todos os parâmetros”

A Câmara Municipal de Santarém apresentou na tarde do passado dia 20 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Relatório da…