A Empresa das Águas de Santarém está a implementar um projeto piloto de telemetria em clientes domésticos.

Segundo a empresa, esta opção pela realização de projectos piloto de pequena dimensão “visa permitir a avaliação das distintas soluções tecnológicas, em contexto real”.

“As soluções de telemetria permitem a gestão e monitorização da rede de distribuição de uma forma integrada, possibilitando identificar as perdas de água, contribuindo, assim, para uma maior sustentabilidade ambiental dos recursos hídricos no concelho”, refere uma nota da Águas de Santarém.

Esta solução da empresa, aplicada aos contadores domésticos, vai permitir o reforço da qualidade do serviço prestado aos clientes, assim como, a monitorização dos consumos de forma remota permite a criação de um sistema de alarmística associado ao contador.

“A título de exemplo, possibilita a identificação de rupturas nas redes de água dos clientes e permite a facturação mensal com base em volumes reais, eliminando a necessidade de se proceder à comunicação de leituras e à facturação por estimativas”, acrescenta.

A Águas de Santarém confirma que vai investir no próximo ano em telemetria, assim que seja encontrada a solução mais adequada em resultado dos projectos-piloto.

Leia também...

Falcoaria Colheita Tardia 2016 eleito Escolha da Imprensa 2021

Concurso Grandes Escolhas distinguiu os melhores vinhos do ano, em prova cega.

“Vendas foram balão de oxigénio para as empresas em termos económicos, mas também em termos anímicos”

HELENA FIDALGO, PRESIDENTE DA MOVALMEIRIM As tradicionais campanhas natalícias ganharam, este ano, maior relevância face a anos anteriores. A promoção e dinamização do comércio…

Águas do Ribatejo avança com limpeza e higienização de 110 reservatórios de água

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) vai iniciar na próxima segunda-feira, 10 de Janeiro, com o plano de limpeza e higienização de 110…

Representantes do sector vitivinícola apelam à eliminação das tarifas sobre o vinho

O Comité Européen des Entreprises Vins e o Wine Institute assinaram uma declaração que reconhece a importância do comércio transatlântico de vinhos e sugere…