A Empresa das Águas de Santarém está a implementar um projeto piloto de telemetria em clientes domésticos.

Segundo a empresa, esta opção pela realização de projectos piloto de pequena dimensão “visa permitir a avaliação das distintas soluções tecnológicas, em contexto real”.

“As soluções de telemetria permitem a gestão e monitorização da rede de distribuição de uma forma integrada, possibilitando identificar as perdas de água, contribuindo, assim, para uma maior sustentabilidade ambiental dos recursos hídricos no concelho”, refere uma nota da Águas de Santarém.

Esta solução da empresa, aplicada aos contadores domésticos, vai permitir o reforço da qualidade do serviço prestado aos clientes, assim como, a monitorização dos consumos de forma remota permite a criação de um sistema de alarmística associado ao contador.

“A título de exemplo, possibilita a identificação de rupturas nas redes de água dos clientes e permite a facturação mensal com base em volumes reais, eliminando a necessidade de se proceder à comunicação de leituras e à facturação por estimativas”, acrescenta.

A Águas de Santarém confirma que vai investir no próximo ano em telemetria, assim que seja encontrada a solução mais adequada em resultado dos projectos-piloto.

Leia também...

Embaixador do Japão traz oportunidades de negócio a Torres Novas

A NERSANT realiza na terça-feira, 12 de Fevereiro, o Seminário “O mercado do Japão – Oportunidades para as Empresas Portuguesas e o Acordo de…

“Combate às alterações climáticas passa por acordos fortes com a China, os Estados Unidos da América e a Índia”

Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh e vice-presidente da CAP, defendeu na noite da passada terça-feira, em Santarém, que o “combate às alterações…

‘Vinhos do Tejo (à prova) nas Praias’ pelo quarto ano consecutivo

Os Vinhos do Tejo estão de volta à praia. Ou melhor, às praias! Com organização da Câmara Municipal de Almeirim, em parceria com a…

Consumo de álcool na rua deixa de ser proibido

Governo aprovou hoje o fim da limitação da venda e consumo de álcool e dos limites em matéria de horários que tinham sido impostos…