A Empresa das Águas de Santarém está a implementar um projeto piloto de telemetria em clientes domésticos.

Segundo a empresa, esta opção pela realização de projectos piloto de pequena dimensão “visa permitir a avaliação das distintas soluções tecnológicas, em contexto real”.

“As soluções de telemetria permitem a gestão e monitorização da rede de distribuição de uma forma integrada, possibilitando identificar as perdas de água, contribuindo, assim, para uma maior sustentabilidade ambiental dos recursos hídricos no concelho”, refere uma nota da Águas de Santarém.

Esta solução da empresa, aplicada aos contadores domésticos, vai permitir o reforço da qualidade do serviço prestado aos clientes, assim como, a monitorização dos consumos de forma remota permite a criação de um sistema de alarmística associado ao contador.

“A título de exemplo, possibilita a identificação de rupturas nas redes de água dos clientes e permite a facturação mensal com base em volumes reais, eliminando a necessidade de se proceder à comunicação de leituras e à facturação por estimativas”, acrescenta.

A Águas de Santarém confirma que vai investir no próximo ano em telemetria, assim que seja encontrada a solução mais adequada em resultado dos projectos-piloto.

Leia também...

Organizações ambientalistas criam Aliança Ibérica pelo Montado

Organizações ambientalistas de Portugal e Espanha reuniram-se segunda e terça-feira, 1 e…

Formações financiadas para Operadores Agrícolas

A TAGUS vai apresentar três formações financiadas para “Operadores Agrícolas” em diferentes…

Nersant pede moratória de dois anos para empréstimos concedidos às PME

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém pede um período…

Águas de Santarém obtém certificação no Sistema de Gestão entre a vida profissional, familiar e pessoal

A Águas de Santarém foi a primeira empresa do Distrito de Santarém…