Foto ilustrativa

A Águas do Ribatejo (AR) lançou hoje um apelo aos consumidores para reduzirem o consumo de água devido às temperaturas que podem chegar, nos próximos dias, aos 45 graus em vários concelhos do distrito de Santarém.

Em comunicado, a empresa intermunicipal, que serve cerca de 150.000 pessoas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, adverte que o “uso supérfluo” de água da rede pública “pode condicionar o abastecimento e dificultar o combate aos fogos” em dias em que as temperaturas podem chegar aos 45 graus.

A AR pede aos seus clientes para evitarem regas, lavagens de pátios, passeios e ruas e o enchimento de piscinas com a água tratada para consumo humano.

“Assim, a AR – Águas do Ribatejo, terá uma maior capacidade de assegurar o abastecimento de água para os usos prioritários, quer seja o consumo humano, quer seja o combate a incêndios”, afirma a nota.

A empresa afirma que manterá as suas equipas “em alerta permanente para garantir o abastecimento às populações” dos concelhos que serve.

“Em caso de detetar falta de pressão ou falha no abastecimento contacte de imediato a AR pelo telefone 263 509 400 (das 09:00 às 18:00, nos dias úteis) ou 800 20 20 40 (entre as 18h00 e as 09h00 nos dias úteis, e durante o fim de semana e feriados)”, acrescenta.

O apelo dirige-se à população, bem como às entidades públicas e privadas, salienta.

A empresa afirma, ainda, que “suspendeu as operações programadas de modo a focar-se na prevenção e resolução de situações que possam comprometer o normal abastecimento às populações num cenário de previsão de picos de consumo”.

Leia também...

SL Cartaxo SAD responde ao apelo do Município do Cartaxo com material para as zonas de quarentena

Faustino Gomes, presidente da SAD do Sport Lisboa e Cartaxo, disponibilizou diverso material do clube à Câmara Municipal do Cartaxo que recentemente dez um…

Mais de mil reuniões de negócios no 7.º Nersant Business

O encontro internacional de negócios Nersant Business, que aconteceu entre segunda e quarta-feira em Tomar (distrito de Santarém), permitiu a realização de 1.026 reuniões…

Casos de covid-19 encerram Escola de Gançaria e levam ao isolamento de uma turma na Escola Básica de Alcanede

A turma do 6ºA da Escola Básica de Alcanede encontra-se em isolamento profiláctico e com as aulas suspensas, por ordem da Unidade de Saúde…

Sardoal tem infectados sem realmente os ter e receia o que pode vir de Lisboa

Numa altura em que Lisboa e Vale do Tejo é o principal foco da pandemia, Sardoal, integrado nesta região de saúde, tem oficialmente dois…