A Águas do Ribatejo (AR) lançou hoje um apelo aos consumidores para reduzirem o consumo de água devido às temperaturas que podem chegar, nos próximos dias, aos 45 graus em vários concelhos do distrito de Santarém.

Em comunicado, a empresa intermunicipal, que serve cerca de 150.000 pessoas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, adverte que o “uso supérfluo” de água da rede pública “pode condicionar o abastecimento e dificultar o combate aos fogos” em dias em que as temperaturas podem chegar aos 45 graus.

A AR pede aos seus clientes para evitarem regas, lavagens de pátios, passeios e ruas e o enchimento de piscinas com a água tratada para consumo humano.

“Assim, a AR – Águas do Ribatejo, terá uma maior capacidade de assegurar o abastecimento de água para os usos prioritários, quer seja o consumo humano, quer seja o combate a incêndios”, afirma a nota.

A empresa afirma que manterá as suas equipas “em alerta permanente para garantir o abastecimento às populações” dos concelhos que serve.

“Em caso de detetar falta de pressão ou falha no abastecimento contacte de imediato a AR pelo telefone 263 509 400 (das 09:00 às 18:00, nos dias úteis) ou 800 20 20 40 (entre as 18h00 e as 09h00 nos dias úteis, e durante o fim de semana e feriados)”, acrescenta.

O apelo dirige-se à população, bem como às entidades públicas e privadas, salienta.

A empresa afirma, ainda, que “suspendeu as operações programadas de modo a focar-se na prevenção e resolução de situações que possam comprometer o normal abastecimento às populações num cenário de previsão de picos de consumo”.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…