As obras de melhoria e ampliação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, irão avançar no próximo ano. A operação prevê a construção de quase 5 km de rede nova e a remodelação de 2,5 km de rede existente. A empreitada integra também a requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) com melhoria da capacidade sanitária e a remodelação da Estação Elevatória da Rua de Macau.
O concurso público foi publicado em Diário da República a 7 de Dezembro aguardando-se a entrada das propostas concorrentes. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de um ano seguindo-se o período de arranque dos novos equipamentos.

A intervenção na ETAR resulta da necessidade de reforçar a capacidade hidráulica da obra de entrada e de melhorar da capacidade sanitária da fase final de tratamento de modo a garantir a qualidade do efluente tratado que será lançado para as linhas de água que seguem para o Rio Tejo.
Na Estação Elevatória da Rua de Macau será feita uma melhoria que irá compatibilizar a infraestrutura com o caudal afluente (38l/s) e com o enquadramento urbano da mesma. A intervenção implicará ainda a construção de nova conduta elevatória e caixa de transição, tendo em conta a necessidade de elevar o caudal de ponta.
Dez anos depois da sua criação, a ÁGUAS DO RIBATEJO já concretizou 140 milhões de euros em obras de abastecimento e saneamento nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. A empresa actua num espaço territorial de 3240 km2 onde serve 150.000 pessoas, sendo 75.000 clientes da AR.

Leia também...

Dois menores identificados em Almeirim por suspeita de roubo

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Almeirim identificou ontem, dia 26 de Dezembro, dois menores, de 12 e 14 anos,…

Despiste de autocaravana na A1 provoca quatro feridos

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros provocou quatro feridos ligeiros ao início da tarde desta quarta-feira, 17 de Julho, na Autoestrada do…

Santarém em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Faro, Beja, Santarém, Leiria, Viseu e Vila Real apresentam hoje risco…

Fogo de Vila de Rei e Mação dominado

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei e que se propagou ao concelho de Mação foi hoje dominado, anunciou a Autoridade…