As obras de melhoria e ampliação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, irão avançar no próximo ano. A operação prevê a construção de quase 5 km de rede nova e a remodelação de 2,5 km de rede existente. A empreitada integra também a requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) com melhoria da capacidade sanitária e a remodelação da Estação Elevatória da Rua de Macau.
O concurso público foi publicado em Diário da República a 7 de Dezembro aguardando-se a entrada das propostas concorrentes. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de um ano seguindo-se o período de arranque dos novos equipamentos.

A intervenção na ETAR resulta da necessidade de reforçar a capacidade hidráulica da obra de entrada e de melhorar da capacidade sanitária da fase final de tratamento de modo a garantir a qualidade do efluente tratado que será lançado para as linhas de água que seguem para o Rio Tejo.
Na Estação Elevatória da Rua de Macau será feita uma melhoria que irá compatibilizar a infraestrutura com o caudal afluente (38l/s) e com o enquadramento urbano da mesma. A intervenção implicará ainda a construção de nova conduta elevatória e caixa de transição, tendo em conta a necessidade de elevar o caudal de ponta.
Dez anos depois da sua criação, a ÁGUAS DO RIBATEJO já concretizou 140 milhões de euros em obras de abastecimento e saneamento nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. A empresa actua num espaço territorial de 3240 km2 onde serve 150.000 pessoas, sendo 75.000 clientes da AR.

Leia também...

Câmara de Coruche rejeita competências na área da saúde e pede clarificação

A Câmara de Coruche rejeitou, por unanimidade, a assunção de competências na área da saúde por considerar que o pacote financeiro atribuído pelo Governo,…

Conferência sobre “Medidas de Apoio ao Voluntariado” no Entroncamento

O Banco Local de Voluntariado do Entroncamento, realiza às 14 horas de 25deste mês de Janeiro, a Conferência “Medidas de Apoio ao Voluntariado” que…

Suspeitos de seis crimes de incêndio no concelho de Sardoal detidos pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) identificou e deteve, no domingo, 6 de Setembro, dois presumíveis autores de seis crimes de incêndio florestal, no concelho de…

Atropelamento mortal provoca corte da Linha do Norte

Um atropelamento ferroviário provocou um morto esta segunda-feira, 30 de Setembro, na Linha do Norte, na zona de Azambuja. Segundo Comando Distrital de Operações…