Águas do Ribatejo vai ampliar sistema de tratamento de esgotos em Marinhais

As obras de melhoria e ampliação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, irão avançar no próximo ano. A operação prevê a construção de quase 5 km de rede nova e a remodelação de 2,5 km de rede existente. A empreitada integra também a requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) com melhoria da capacidade sanitária e a remodelação da Estação Elevatória da Rua de Macau.
O concurso público foi publicado em Diário da República a 7 de Dezembro aguardando-se a entrada das propostas concorrentes. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de um ano seguindo-se o período de arranque dos novos equipamentos.

A intervenção na ETAR resulta da necessidade de reforçar a capacidade hidráulica da obra de entrada e de melhorar da capacidade sanitária da fase final de tratamento de modo a garantir a qualidade do efluente tratado que será lançado para as linhas de água que seguem para o Rio Tejo.
Na Estação Elevatória da Rua de Macau será feita uma melhoria que irá compatibilizar a infraestrutura com o caudal afluente (38l/s) e com o enquadramento urbano da mesma. A intervenção implicará ainda a construção de nova conduta elevatória e caixa de transição, tendo em conta a necessidade de elevar o caudal de ponta.
Dez anos depois da sua criação, a ÁGUAS DO RIBATEJO já concretizou 140 milhões de euros em obras de abastecimento e saneamento nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. A empresa actua num espaço territorial de 3240 km2 onde serve 150.000 pessoas, sendo 75.000 clientes da AR.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS