As obras de melhoria e ampliação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, irão avançar no próximo ano. A operação prevê a construção de quase 5 km de rede nova e a remodelação de 2,5 km de rede existente. A empreitada integra também a requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) com melhoria da capacidade sanitária e a remodelação da Estação Elevatória da Rua de Macau.
O concurso público foi publicado em Diário da República a 7 de Dezembro aguardando-se a entrada das propostas concorrentes. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de um ano seguindo-se o período de arranque dos novos equipamentos.

A intervenção na ETAR resulta da necessidade de reforçar a capacidade hidráulica da obra de entrada e de melhorar da capacidade sanitária da fase final de tratamento de modo a garantir a qualidade do efluente tratado que será lançado para as linhas de água que seguem para o Rio Tejo.
Na Estação Elevatória da Rua de Macau será feita uma melhoria que irá compatibilizar a infraestrutura com o caudal afluente (38l/s) e com o enquadramento urbano da mesma. A intervenção implicará ainda a construção de nova conduta elevatória e caixa de transição, tendo em conta a necessidade de elevar o caudal de ponta.
Dez anos depois da sua criação, a ÁGUAS DO RIBATEJO já concretizou 140 milhões de euros em obras de abastecimento e saneamento nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. A empresa actua num espaço territorial de 3240 km2 onde serve 150.000 pessoas, sendo 75.000 clientes da AR.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…