Os órgãos municipais de Alcanena aprovaram as contas de 2019, que apresentam uma dívida total de 6,4 milhões de euros, menos 70% do que a existente em 2009 (superior a 20 milhões de euros), anunciou a autarquia em comunicado.

A nota da Câmara Municipal de Alcanena afirma que a dívida relativa a empréstimos de médio e longo prazo se encontra nos 4,9 milhões de euros, “considerando a utilização do empréstimo contratado para investimentos comparticipados por Fundos Comunitários, no valor de 1.569.403 euros”, que “não conta para o endividamento municipal”.

Os documentos aprovados na semana passada pelo executivo e pela Assembleia Municipal mostram uma execução orçamental da receita de 86,64% e da despesa de 86,57%, sendo o prazo médio de pagamento a fornecedores, no final de 2019, de 18 dias e o saldo de gerência de 75.659 euros.

O comunicado refere ainda que o executivo liderado por Fernanda Asseiceira (PS), que tomou posse em 2009, apresentou, no passado sábado, a revisão do Plano Diretor Municipal de Alcanena, em vigor desde 1994, que entra em discussão pública na próxima sexta-feira.

Até 23 de Julho, podem ser apresentadas observações e sugestões ao documento, afirma a nota.

O processo de revisão, iniciado em 2003, tem por linhas orientadoras o crescimento económico e desenvolvimento sustentável, a consolidação do papel dos centros urbanos através da diversificação de funções e serviços, a implementação do Parque Empresarial, Plataforma Logística e Área de Atividade Económica e a valorização e protecção de recursos naturais e culturais, acrescenta.

Leia também...

“O maior medo de qualquer artista é deixar de ter ideias!”

Ricardo Tomás nasceu em Lisboa a 9 de Janeiro de 1968. Diz ser um complicado, teimoso mas um bom amigo. Tem diversa formação na…

Cartaxo com orçamento de 19,6 milhões em 2019 e aposta na requalificação urbana

O orçamento da Câmara do Cartaxo para 2019, no valor de 19,6 milhões de euros, representa um crescimento de um milhão de euros em…

Bombeiros de Freixianda com calendário solidário para angariar verbas

Como é tradição, e tendo como objectivo desejar as boas festas à população da sua área de actuação, e ao mesmo tempo angariar alguns…

10 profissionais de saúde infectados no Hospital de Abrantes

O Hospital de Abrantes tem 10 casos positivos de covid-19 entre os profissionais de saúde, estando todos em isolamento profiláctico domiciliário. Em comunicado, o…