A Junta de Freguesia de Alcanhões lançou esta sexta-feira, 30 de Agosto, uma carta aberta para solicitar uma audição ao Ministro Pedro Nuno Santos para discutir a variante à Linha do Norte, na Estrada Nacional 365, em Assacaias.

Segundo a junta de freguesia este é um problema que se arrasta há mais de 30 anos e a carta aberta foi dirigida ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos; ao presidente das Infraestruturas de Portugal, António Laranjo e ao presidente do Município de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia abaixo a carta aberta da Junta de Freguesia de Alcanhões.


30 ANOS NÃO SÃO 30 DIAS, EXIGIMOS RESPEITO PELAS PESSOAS E PELAS FREGUESIAS!

Este é um assunto que se arrasta há mais de 30 anos e a Freguesia de Alcanhões não abdicará da variante à Linha do Norte – Assacaias. Todos os anteriores executivos fizeram desta questão uma prioridade, no sentido de pressionar a resolução de um problema que afeta diariamente centenas de condutores na sua vida privada, no trajeto para o trabalho e nas demais atividades agrícolas, comerciais e empresariais.

A Freguesia de Alcanhões, através do Executivo em funções, solicitou uma reunião conjunta às Infraestruturas de Portugal a 19 de Fevereiro de 2018, sem resposta, voltou a solicitar esclarecimentos em 21 de Junho 2018, conseguindo uma resposta formal apenas a 3 de Abril de 2019, que referia que “dentro de mais algumas semanas reuniríamos, pois o projeto de execução se encontraria ainda em desenvolvimento de especialidades”.

Através da imprensa e por informações obtidas junto do próprio Município, após vários adiamentos de prazos e previsões desse falado projeto, o mesmo estaria concluído até ao verão de 2019. Termina hoje o mês de Agosto e tal situação e/ou qualquer comunicação oficial sobre o assunto, não ocorreu.

Desta forma, vem o Executivo da Freguesia de Alcanhões, lamentar o tratamento que os sucessivos governos, Infraestruturas de Portugal e Executivos Municipais têm dado a esta questão da variante à linha do norte – Assacaias, inserida na EN365, também esta com sinais de abandono e degradação acentuada, que liga Santarém ao Entroncamento e que merecia a par desta situação uma atenção, pela quantidade de pessoas e rotas comerciais e agrícolas que por aqui circulam diariamente.

Solicitamos desde já uma audição com o Sr. Ministro Pedro Nuno Santos, desejando que convoque o Sr. Presidente das Infraestruturas de Portugal e o Sr. Presidente do Município de Santarém para a mesma, para que juntos possamos encontrar uma solução célere e efetiva.

Reiteramos a nossa vontade em colaborar ativa e responsavelmente para uma solução, sendo que se até final do mês de Setembro de 2019 não existir qualquer comunicação séria e objetiva sobre esta matéria, a Junta de Freguesia de Alcanhões assumirá outras formas de sensibilização para que esta questão não seja esquecida e que o futuro possa ser escrito de outra forma, com respeito pelas pessoas e pelas freguesias.

Certos do melhor acolhimento do assunto exposto, informamos ainda que desta carta daremos nota pública à população, às entidades visadas na mesma, aos partidos do distrito com acento parlamentar e à imprensa regional e nacional.”

Pedro Rui Branco

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…