A Câmara de Almeirim está a dedicar o mês de Junho à Sopa da Pedra, uma iniciativa em parceria com a Associação de Restaurantes de Sopa da Pedra de Almeirim, com o objectivo de promover os produtos regionais e fomentar o turismo gastronómico na região.

O “Mês da Sopa da Pedra” decorre durante todo o mês e a especialidade local vai para a mesa integrada num menu que inclui outro prato característico da terra – carne da matança – e uma sobremesa, podendo o valor oscilar consoante a casa.

“Pretendemos apoiar e incentivar a restauração, um dos sectores mais afectados pela pandemia, mas também promover uma das maiores iguarias de Almeirim. A Sopa da Pedra representa um grande volume de negócio na região”, refere Pedro Ribeiro, presidente da autarquia.

Os restaurantes Pinheiro, Tertúlia da Quinta, O Zezano, O Forno, David Park, O Cisco e O Toucinho são os estabelecimentos onde, ao longo de Junho, a Sopa da Pedra e a sua histórica vão estar em destaque.

Já Andrea Ouro, da Associação de Restaurantes de Sopa da Pedra de Almeirim, garante que “é seguro vir até Almeirim desfrutar desta iguaria. Temos todas as regras asseguradas, de forma a tornar esta experiência única”.

A Sopa da Pedra de Almeirim é um produto certificado em Portugal. O processo da especialidade do concelho foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido, e está agora nas mãos da Comissão Europeia. Com esta aprovação, a Sopa da Pedra será o segundo produto no país com o reconhecimento de especialidade tradicional garantida (ETG).

Leia também...

FERSANT inaugurada pelo ministro da Economia

A FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém regressou em modo…

Associação de Agricultores do Ribatejo e BPI celebram protocolo para apoiar financiamento das empresas agrícolas

O BPI, representado por João Folque Patrício, pelo coordenador da direcção de…

Águas de Santarém distinguida como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal 2021

Prémio atribuído pela revista Exame foi entregue no dia 28 de Outubro.

Coruche recebe investimento de 380 milhões de euros em central de energia fotovoltaica

Com capacidade de produção de 420 MW.