A Câmara de Almeirim está a dedicar o mês de Junho à Sopa da Pedra, uma iniciativa em parceria com a Associação de Restaurantes de Sopa da Pedra de Almeirim, com o objectivo de promover os produtos regionais e fomentar o turismo gastronómico na região.

O “Mês da Sopa da Pedra” decorre durante todo o mês e a especialidade local vai para a mesa integrada num menu que inclui outro prato característico da terra – carne da matança – e uma sobremesa, podendo o valor oscilar consoante a casa.

“Pretendemos apoiar e incentivar a restauração, um dos sectores mais afectados pela pandemia, mas também promover uma das maiores iguarias de Almeirim. A Sopa da Pedra representa um grande volume de negócio na região”, refere Pedro Ribeiro, presidente da autarquia.

Os restaurantes Pinheiro, Tertúlia da Quinta, O Zezano, O Forno, David Park, O Cisco e O Toucinho são os estabelecimentos onde, ao longo de Junho, a Sopa da Pedra e a sua histórica vão estar em destaque.

Já Andrea Ouro, da Associação de Restaurantes de Sopa da Pedra de Almeirim, garante que “é seguro vir até Almeirim desfrutar desta iguaria. Temos todas as regras asseguradas, de forma a tornar esta experiência única”.

A Sopa da Pedra de Almeirim é um produto certificado em Portugal. O processo da especialidade do concelho foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido, e está agora nas mãos da Comissão Europeia. Com esta aprovação, a Sopa da Pedra será o segundo produto no país com o reconhecimento de especialidade tradicional garantida (ETG).

Leia também...

“A associação é uma voz activa, cá dentro e lá fora, na defesa e promoção dos territórios vitivinícolas”

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), constituída formalmente em 2007, no Cartaxo, comemorou recentemente o seu 15º aniversário. A esse propósito, o…

W Shopping soprou as velas do seu 21.º Aniversário

O W Shopping, em Santarém, assinalou esta segunda-feira, dia 28 de Outubro, o 21.º Aniversário da sua inauguração, com um bolo de aniversário para…

“Muita forcinha nas costas e creme nas mãos no final do dia”

João Costa e Carolina Marques, os “Moços do Campo”, decidiram colocar mãos à terra e construir, de raiz, uma iniciativa empresarial na área agrícola…

Encontro Internacional de Negócios em novo formato

O Nersant Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo vai realizar-se 2 a 6 de Novembro de modo “totalmente virtual”, estando já confirmadas…