A Câmara Municipal de Almeirim começou a instalar, na cidade e nas restantes freguesias do concelho, passadeiras para melhorar a mobilidade e acessibilidade de pessoas invisuais.

As novas passadeiras tem um novo pavimento em cerâmica para que desta forma este tipo de utilizadores as reconheçam facilmente.

A cidade de Almeirim já tem algumas destas passadeiras instaladas, sendo que as restantes serão construídas de forma gradual e ao longo de todo o concelho.

Pedro Ribeiro, presidente da autarquia, refere que esta intervenção faz parte “de um conjunto de intervenções que estamos a fazer ao nível da mobilidade”, acrescentando que se pretende “a melhoria da mobilidade e dos percursos acessíveis” em todo o concelho.

A mudança em todas as passadeiras no concelho de Almeirim irá ser implementada ao longo dos próximos anos e terá um custo significativo, segundo Pedro Ribeiro.

Para além desta intervenção direccionada aos invisuais, as novas passadeiras serão rebaixadas ao nível dos passeios para facilitar a mobilidade de circulação a todos os peões.

A medida levada a cabo pela autarquia almeirinense enquadra-se o âmbito das recomendações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que prevê o uso de material diferenciado para assinalar a presença de rampas, escadas e passagens para peões.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…