O Município de Almeirim aprovou em reunião de Câmara no passado dia 28 de Janeiro, o lançamento do concurso público para a segunda fase da requalificação das Piscinas Municipais da cidade. A segunda e terceira fase do projecto, efectuadas em conjunto, devem arrancar no próximo verão, não havendo data prevista de conclusão das obras.
A autarquia almeirinense vai investir cerca de 600 mil euros num equipamento que conta já com 22 anos, sendo necessárias obras de requalificação que serão pagas na sua totalidade pelo município. O projecto da Câmara de Almeirim, liderada por Pedro Ribeiro, quer dotar a infraestrutura de melhores condições sanitárias, melhorar a imagem do edifício e melhorar a eficiência energética.
A primeira fase da obra, iniciada em Outubro de 2018, teve a duração de três semanas e substitui a caixilharia de alumínio das piscinas interiores, custando cerca de 70 mil euros aos cofres da autarquia.
Esta segunda fase e terceira fase, com as obras previstas para o verão de 2019 em que o equipamento municipal estará encerrado ao público, prevêem para o edifício venha a ter uma nova imagem exterior, pinturas, rebocos, melhorias na entrada, uma nova recepção, reformulação balneários e zona de assistência, e ainda a colocação de uma pala de protecção na parte traseira das piscinas em zona descoberta.
Nos meses de Julho e Agosto, as Piscinas Municipais de Almeirim tiveram a visita de mais de 10 mil utilizadores, segundo dados da autarquia. O município justifica a realização da obra em três fases por questões financeiras e de forma a não afectar o normal funcionamento das piscinas.
A inauguração das Piscinas Municipais de Almeirim data de 1997 que à época custaram 1,5 milhões de euros. O investimento da autarquia na altura foi de cerca de 200 mil euros.