A Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, está de regresso à vila para a 40ª edição que vai decorrer até 28 de Agosto. O certame apresenta-se de cara lavada e sob o mote “Sinta o Ribatejo”.

Esta é uma nova ideia para o tradicional certame alpiarcense com o objectivo de chamar mais empresas da região para Alpiarça e captar investimento externo. A Alpiagra’22 foi inaugurada durante a tarde de Sábado, 20 de Agosto, com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que acompanhou o executivo alpiarcense na abertura.

A presidente da Câmara, Sónia Sanfona, saudou o regresso, após dois anos de pandemia, a uma Alpiagra que quer valorizar a economia de Alpiarça reforçando o sector agrícola e vitivinícola do concelho. A autarca revelou que a 40ª edição do certame aposta no abrir portas a investimento de empresas de fora do concelho para dinamizar a economia alpiarcense.

Sónia Sanfona referiu ainda que o desenvolvimento da agricultura e da viticultura, sectores económicos com forte expressão no concelho, serão prioridade para o executivo, com várias casas agrícolas de Alpiarça e de concelhos vizinhos a marcar presença no pavilhão agrícola.

Além de atrair investimento externo a ALPIAGRA’22 tenta ainda valorizar os produtores locais e ser uma “montra do que Alpiarça tem de melhor”, segundo a autarca alpiarcense, que refere ainda que o certame pode ser importante para trazer novas famílias e fixar população no concelho.

O sector agrícola tem-se mostrado também prioridade para o Governo e já beneficiou de vários pacotes de medidas de apoio financeiro para fazer face ao período económico difícil que tem enfrentado, como revelou a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Uma das grandes dificuldades que o sector enfrenta prende-se com a situação de seca severa que o país tem enfrentado nos últimos anos e Maria do Céu Antunes afirmou que os apoios financeiros devem ser aproveitados pelos agricultores para melhorar a eficiência das explorações no aproveitamento dos recursos hídricos ainda disponíveis.

Em Alpiarça já se candidataram 153 agricultores a fundos comunitários durante 2022 que podem receber até 14 milhões de euros, sublinhou Maria do Céu Antunes.

Um trabalho de cooperação entre poder local, central e instituições é, para Maria do Céu Antunes, prioridade para responder às necessidades e dificuldades dos agricultores.

A ministra revelou também que em 2022 foi aumentada a área disponível para novas plantações o que se poderá refletir num aumento de produção na ordem dos cinco por cento na região do Tejo. Foi ainda abordado o “Projecto Tejo”, que visa analisar o potencial hidroagrícola dos territórios da região, está a ser preparado e aponta a apresentação para Outubro próximo.

Sector cultural não foi descurado

A programação cultural apresenta um forte cartaz musical dividido por dois palcos: palco Alpiagra e palco das tasquinhas, promovendo também a participação das colectividades e associações, dando expressão às dinâmicas culturais locais.

Este ano, o evento recebeu a actuação de artistas portugueses de renome, como David Antunes e Vanessa Silva dia 20, Noite de Fados com a participação de Berg e Nuno Barroso dia 21, Emanuel Moura dia 22, Jorge Guerreiro dia 23 eBárbara Bandeira dia 24.

Dillaz actua hoje, dia 25, Joana Almeirante e João Só, sexta-feira, dia 26, e David Carreira no sábado, dia 27. Uma tarde de folclore com a participação de vários ranchos do distrito, completa o programa no dia 28.

A Alpiagra conta ainda com o “Espaço Jovem FEEL/RESPÚBLICA” com DJ´S, animação e festas temáticas. O certame tem ainda reservado um espaço lúdico para os mais pequenos com várias actividades.

AA

Leia também...

Ministra da Cultura visita Biblioteca Municipal de Santarém

Após a inauguração das obras de requalificação da Igreja de São João do Alporão, no dia 22 de Novembro, Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura,…

Entrevista a António Ceia da Silva: “O Ribatejo tem identidade, força, alma e muito carácter”

António Ceia da Silva foi reeleito recentemente, por unanimidade, como presidente da Turismo do Alentejo/Ribatejo, pelo colégio eleitoral onde têm assento autarcas, empresários e…

Bispo anuncia ano jubilar em 2025 nos 50 anos da criação da diocese

D. José Traquina anunciou que “Somos uma missão nesta terra” é o lema para os próximos seis anos. No ano pastoral 2019-2020 a Diocese…

Município de Santarém reduz passivo em 4,2 ME e termina 2023 sem dívidas a fornecedores

A Câmara de Santarém conseguiu reduzir o passivo em 4,2 milhões de euros e terminou o ano de 2023 sem dívidas a fornecedores, divulgou…