É já no próximo domingo, dia 17 de Novembro, às 16h00. que a Biblioteca Municipal de Alpiarça será palco da apresentação do documentário ‘Aqueles que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)’, onde cinco alpiarcenses são protagonistas e darão testemunhos de vida sobre um momento que marcou a nossa história: a ditadura e o 25 de Abril de 1974. A anteceder esta exibição estará o lançamento da 5.ª edição dos Jogos Florais de Alpiarça. 

Estas actividades realizam-se no âmbito do programa de Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e são de entrada gratuita. 

O documentário, realizado por Marianela Valverde e Humberto Candeias e produzido pela Associação Clandestina, dá voz àqueles que enfrentaram, em silêncio, as consequências pessoais e sociais marcantes do regime do Estado Novo em Portugal.

Nesta exibição, no Auditório Mário Feliciano, o público poderá assistir a testemunhos emocionantes de familiares de opositores políticos do regime, que tantas vezes, ainda sem idade para compreender ou aceitar, resistiram ao “cárcere” das privações materiais e emocionais, encontrando formas de sobreviver ao regime ditatorial que vigorava no Estado Novo.

Entre as 28 pessoas entrevistadas, em vários Concelhos da zona centro do país, estão cinco alpiarcenses: Amílcar do Vale, Francisco Galiza, Emília Tendeiro, Américo Abalada e Manuel Colhe. Sob vivências e recordações emocionantes, os testemunhos irão conduzir o público pelas consequências de um tempo difícil e sombrio. Uma parte da história que não poderá ser esquecida, sobretudo pelos mais jovens, de forma a entenderem mais o presente e fazerem em consciência as suas escolhas de futuro. 

5.ª edição dos Jogos Florais de Alpiarça

Antes da exibição do documentário, terá lugar o lançamento da 5.ª edição dos Jogos Florais de Alpiarça. Para participantes de todas as idades, inseridos nos respectivos escalões, os trabalhos terão de ser entregues até às 18h00 do dia 31 de Março de 2025 e os prémios – constituídos em cartões FNAC – nas áreas da Poesia, Fotografia e Ilustração, serão atribuídos numa cerimónia pública no dia 25 de Abril do próximo ano. 

O objectivo deste projecto é criar ou consolidar hábitos de leitura e escrita, estimular e incentivar a criatividade e o gosto pelas artes, em áreas como a fotografia e a ilustração.

Entretanto, no sábado (dia 16), será a abertura da exposição de arte internacional ‘Voyage, Voyage – Viagem, Viagem’, que estará patente até 9 de Janeiro de 2025, na Galeria de Exposições da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça. Com curadoria de Genoveva Oliveira, esta exposição conta com trabalhos de fotografia, pintura, escultura, cerâmica, têxtil e joalharia contemporânea de vários artistas.

Leia também...

PJ apreende duas toneladas de canábis em Mação

Suspeitos aproveitaram-se das falhas no sistema de fiscalização e controlo de exportações de canábis medicinal em Portugal, utilizando documentação e certificados falsos para enviar…

Santarém volta a receber conferencia “Cidades Verdes”

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) foi o local escolhido pela Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPP-FN)…

Águas de Santarém distinguida com o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

A empresa municipal Águas de Santarém foi galardoada, pelo segundo ano consecutivo, com o selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano, que…

Mercadona vendeu mais 27% e teve lucros pela primeira vez em Portugal em 2024

A cadeia espanhola de supermercados Mercadona aumentou em 27% as vendas em Portugal em 2024, para 1.778 milhões de euros, e teve lucros pela…