Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

As datas das provas e dos exames nacionais deste ano foram alteradas assim como foi alargado o período das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.

Os alunos que este ano realizem provas ou exames nacionais devem voltar a olhar para o calendário dos testes, uma vez que um despacho assinado pelos secretários de Estado da Educação, Alexandra Leitão e João Costa, e publicado hoje em Diário da República veio alterar algumas dessas datas.

No que toca aos exames finais nacionais do ensino secundário, o diploma destaca as alterações das datas da 1.ª fase das provas de História e Cultura das Artes (que se realizará a 21 de junho), Desenho A (26 de junho) e Economia A (27 de junho).

Também a 2.º fase de alguns exames foi alterada: Economia A vai realizar-se a 18 de Julho; História e Cultura das Artes assim como Geografia A a 19 de Julho; Filosofia a 22 de Julho e, finalmente, História B, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês a 23 de Julho.

O despacho explica que a alteração das datas está relacionada com o projecto de autonomia e flexibilidade curricular, que veio permitir aos alunos a adopção de um percurso formativo próprio, através da permuta e da substituição de disciplinas, o que veio comprometer as datas de alguns exames finais nacionais, que agora são alteradas.

“É igualmente ajustado o período de aplicação da componente de produção e interacção orais das Línguas Estrangeiras”, lê-se no despacho disponível no site online do Diário da República.

O ministério aceitou o pedido de alargamento do período durante o qual as escolas podem calendarizar as provas de equivalência à frequência dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário, “de modo a permitir um intervalo mais adequado entre as diferentes provas”.

Assim, a 1.º fase das provas do 1.º ciclo vai realizar-se entre 27 de Junho e 10 de Julho, as do 2.º ciclo entre 21 de Junho e 10 de Julho e do 3.º ciclo entre 17 de Junho e 10 de Julho.

Já as provas de equivalência ao ensino secundário serão marcadas entre os dias 17 de Junho a 5 de Julho.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…