A viagem pela gastronomia dos países por onde passou, há 500 anos, a expedição de Fernão de Magalhães terminou, no dia 2 de Abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, com a realização da prova final do concurso “Sabores e Aromas das Viagens Magalhânicas”.

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) foi a grande vencedora deste concurso, que teve várias etapas e que terminou na grande final.

A equipa desta escola, composta por duas alunas do curso profissional Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e um aluno do curso profissional Técnico/a de Restaurante/Bar, todos finalistas, apresentou-se a concurso com uma ementa original, inspirada nos sabores e aromas de países por onde passou o navegador português, Fernão de Magalhães, a que chamaram “A Viagem”.

O menu da EPVT apresentou de entrada Coelho Canário. Como prato principal foram servidas As Espumas dos Mares Navegados. Foi apresentado como sobremesa O Doce Amargo. Para acompanhar a refeição, foram servidas duas bebidas, Caipirinha do Sul e O Paraíso das Especiarias.

Esta foi uma prova exigente, não só do ponto de vista técnico, mas também da criatividade, na qual foram postos à prova os conhecimentos e competências adquiridos pelos alunos, nos cursos da área de educação e formação de Hotelaria e Restauração. Estiveram em competição seis equipas, das melhores escolas do país, com cursos Técnico/a de Cozinha Pastelaria e Técnico/a de Restaurante/Bar, sendo que a escola de Santarém se destacou com grande nível e profissionalismo.

Este concurso reveste-se de grande importância e prestígio, pois trata-se uma iniciativa dinamizada no âmbito das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo referido navegador português, através da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e pela Estrutura de Missão para as Comemorações deste Centenário, em parceria com o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O prémio para os vencedores é um curso de Padaria Avançada ou de Escanção e uma visita ao Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills Kazan 2019, na Rússia, de 19 a 28 de Agosto.

A participação neste concurso foi uma mais-valia para todos os concorrentes que tiveram oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, bem como conhecer e experienciar outras realidades, o que será deveras enriquecedor para o seu futuro. No entanto, para os vencedores abrem-se ainda outras grandes oportunidades para o seu percurso escolar e profissional, pois, para além de tudo o que já aprenderam ao chegar aqui, ser-lhes-á proporcionada formação adicional, com os cursos de Padaria Avançada ou Escanção e a grande oportunidade de visitar, como observadores, o WorldSkills Kazan 2019.

A cada dois anos, realiza-se o WorldSkills – o campeonato mundial de habilidades – que atrai mais de 1600 concorrentes de mais de 60 países. Neste evento, jovens de todo o mundo competem para ganhar a medalha de prestígio na sua área de formação. Há competições em 56 áreas. Os concorrentes são os melhores do seu país, na sua área, tendo sidos seleccionados em concursos nacionais, nos países e regiões membros da WorldSkills.

Um dos legados da WorldSkills é a visibilidade que dá à educação profissional qualificada, como ferramenta de transformação social e económica. O concurso oferece também oportunidade de escolas, empresários e decisores políticos trocarem saberes e práticas sobre educação industrial e profissional. Novas ideias e processos inspiram jovens, em idade escolar, a dedicar-se a carreiras técnicas e tecnológicas e a construir um futuro melhor.

Leia também...

“O Judeu” sobe ao palco do Sá da Bandeira em Santarém no centenário de Bernardo Santareno

A apresentação da peça “O Judeu”, de Bernardo Santareno, pela Companhia João Garcia Miguel, a 21 de Novembro, no Teatro Sá da Bandeira, em…

Abrantes com aumento de 7 por cento no orçamento em 2021 devido a novas competências

A Assembleia Municipal de Abrantes aprovou para 2021 um orçamento de 39,4 milhões de euros, um crescimento na ordem dos 7%, justificado sobretudo pela…

Recolha de sangue na Casa do Campino em Santarém

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) e o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) vão proceder a um recolha de…

Presidente da Câmara de Sardoal com alta hospitalar ao fim de 19 dias

O Presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges, infectado com o novo coronavírus, revelou ter tido alta hospitalar na terça-feira, 19 dias depois de…