Iniciativa do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, o Projecto Nós Propomos é um projecto internacional de que a Escola Secundária do Cartaxo faz parte há mais de uma dezena de anos.

Dirigido aos alunos e alunas de Geografia do Ensino Secundário, consiste na realização de um trabalho de campo nas comunidades onde se inserem, com o levantamento de problemas locais e a procura de soluções ou propostas que os alunos entendem desenvolver em trabalho de grupo.

O Projecto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes entidades, neste caso o poder local e a escola.

Os projectos do 10º e 11º anos da Escola Secundária do Cartaxo foram apresentados no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, nos dias 2 e 3 de Junho, onde os vários grupos de alunos e alunas identificaram os problemas locais e as respectivas soluções em temas tão diversos como a mobilidade, as energias renováveis, os equipamentos urbanos e espaço público ou a recolha de resíduos sólidos urbanos.

Na sessão de apresentação estiveram presentes João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ferreira Reis, vice-presidente autarquia, e Maria de Fátima Vinagre, vereadora com o pelouro da Educação.

Pedro Ferreira Reis, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, responsável pelo pelouro da Juventude considera “que a maioria das propostas dos alunos são exequíveis” destacando que “o projecto reforça, sobretudo, a participação cívica e comunitária dos mais novos, fomentado e incrementando a sua cidadania activa e responsável.”

Para Maria de Fátima Vinagre, vereadora com o pelouro da Educação, “este é um projecto que visa estimular o sentido crítico dos mais jovens, fazendo-os olhar para o seu território de modo a potenciar o que nele existe ou a encontrar soluções para problemas reais. Isso obriga-os a investigar, a questionar e a pensar.”

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, considera que “estes projectos ajudam a desenvolver o interesse dos jovens pela participação cívica activa e responsável, contribuindo para uma reflexão orientada para a solução de problemas, sendo por isso uma mais-valia para o desenvolvimento do sentido comunitário da nossa população”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…