O Conselho Metropolitano de Lisboa aprovou a celebração de contratos interadministrativos com as comunidades intermunicipais do Alto Alentejo e da Lezíria do Tejo para a partilha da gestão do serviço público de transporte rodoviário.

As duas propostas foram aprovadas por unanimidade durante a reunião daquele órgão, que se realizou ao início da tarde em Lisboa.

De acordo com as propostas, a que a agência Lusa teve acesso, o objectivo é que a Área Metropolitana de Lisboa (AML) se possa coordenar com as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Alentejo e da Lezíria do Tejo relativamente à “organização de serviços públicos de transporte de passageiros inter-regionais”.

Em declarações à agência Lusa, o primeiro secretário da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto, esclareceu que a intenção é que haja um acordo na escolha das carreiras que possam beneficiar mais a mobilidade entre regiões.

“Cada CIM e a AML estão a lançar concursos das carreiras municipais ou intermunicipais, mas há carreiras que são inter-regionais. É preciso haver um acordo entre a CIM respectiva e a Área Metropolitana para saber quais são as carreiras que um lança e que o outro lança”, explicou.

Sem adiantar quais serão as carreiras que irão a concurso, Carlos Humberto adiantou apenas que no caso da CIM da Lezíria do Tejo serão seis e do Alto Alentejo uma.

Segundo as propostas, “o contrato interadministrativo a celebrar apresenta vantagens no que respeita à integração dos serviços inter-regionais numa lógica de rede, com benefícios significativos para o nível de serviço prestado às populações e alarga o âmbito territorial”.

“O presente contrato é um instrumento de gestão fundamental para garantir a eficiência da gestão dos recursos, assegurada através da coordenação entre a AML e as CIM, obrigando a uma visão global das questões de mobilidade, de forma a possibilitar a articulação das redes e dos serviços”, justifica-se no texto das propostas.

Todas as entidades intermunicipais estão obrigadas a lançar os seus contratos de serviço público de transporte rodoviário de passageiros até 03 de dezembro.

Num comunicado enviado ao início desta noite, a AML referiu que no caso da CIM do Alto Alentejo, o serviço partilhado diz respeito à linha 8560, com origem em Portalegre e destino na Gare do Oriente, em Lisboa.

No caso da Lezíria do Tejo, os serviços partilhados referem-se às linhas 742, 790, 901, 902, 903, 910, 919, 921 e 922, que servem, no essencial, as populações nas suas deslocações para Lisboa e Vila Franca de Xira.

A Área Metropolitana de Lisboa integra 18 municípios.

Leia também...

Loja de Cidadão de Santarém comemora 2º ano com 351 799 atendimentos e ocupa o 14º lugar no ranking de lojas com mais atendimentos

A Loja de Cidadão de Santarém comemora hoje, dia 19 de dezembro, 2 anos de funcionamento, e regista desde a sua abertura, 351 799…

Incêndio em anexo provoca danos materiais em Centro de Dia de Fazendas de Almeirim

Um pequeno foco de incêndio num anexo do Centro de Dia de Fazendas de Almeirim ao início da tarde desta terça-feira, 21 de Julho,…

Sonae da Azambuja com 109 casos positivos de covid-19

O centro logístico da Sonae já regista 109 casos positivos de covid-19 e o governo não está a equacionar qualquer cerca sanitária na Azambuja.…

Estudantes de Santarém aderem à greve climática no dia 24 de Maio

 A greve climática estudantil marcada para sexta-feira, 24 de Maio, vai realizar-se em pelo menos 111 países, entre os quais Portugal, onde o número…