Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam mais um ano lectivo, que contará com um plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente pandémico e sob apertadas regras de controlo de contágio da covid-19.

Entre hoje e sexta-feira começa o regresso às escolas que, segundo directores e professores, será mais complicado do que os anteriores, uma vez que se espera que muitos alunos comecem as aulas sem todos os professores atribuídos.

As escolas nas zonas de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve são as mais afectadas pelas baixas médicas e reformas – este ano já se aposentaram quase 1.600 professores – que fazem com que faltem docentes.

No entanto, quando os alunos chegarem às escolas, o ambiente será semelhante ao do ano passado: Há corredores de circulação, higienização regular das mãos e dos espaços e os alunos continuam a poder estar apenas com os colegas da sua “bolha”.

A partir do 2.º ciclo, a máscara é de uso obrigatório para todos os que atravessam os portões da escola, enquanto para os do 1.º ciclo a sua utilização é apenas recomendada, tal como já acontecia desde meados do passado ano lectivo.

Leia também...

‘Cinco Sentidos’ para as férias de Natal no Cartaxo

O Despertar dos Cinco Sentidos, foi o tema escolhido para a Semana do Mindfulness do Município do Cartaxo, que vai decorrer de 17 a…

Município de Santarém recebe professoras da Bulgária

Um grupo de 11 professoras foi recebido no dia 23 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do curso “The…

Entroncamento empresta computadores a alunos do secundário

A Câmara Municipal do Entroncamento vai emprestar equipamento informático e disponibilizar acesso à internet a alunos dos ensinos secundário e profissional que deles necessitem,…

Notas do segundo período comunicadas directamente pelas escolas aos alunos

As notas do segundo período vão ser comunicadas directamente aos alunos pelas escolas para salvaguardar a protecção de dados, uma vez que não podem…