A antiga “Escola Fixa de Trânsito” do Sacapeito, em Santarém, foi reaberta ao público como espaço de lazer, sombra e convivência, depois de um processo de requalificação promovido pela Junta de Freguesia da cidade. A intervenção procurou recuperar e valorizar uma zona até agora encerrada e sem manutenção, criando um ponto de estadia urbana com vocação intergeracional.

De acordo com o presidente da autarquia, João Teixeira Leite, a obra incluiu a remoção parcial da vedação, a requalificação dos passeios e bancos de jardim, a poda de árvores e a instalação de nova iluminação pública, transformando o espaço num local de fruição para netos e avós, pais e filhos.

“É um espaço de bairro, de estadia e recreio, com grande importância, pois permite ser um ‘espaço de refúgio sombra’ na malha urbana, com uma área de abrangência e impacto significativo”, referiu o autarca.

A iniciativa insere-se na estratégia de criação e regeneração de espaços públicos arborizados, com zonas permeáveis e infraestruturas que contribuam para mitigar os efeitos das temperaturas elevadas e melhorar o conforto urbano.

João Teixeira Leite sublinhou ainda a importância de apostar em mais espaços deste tipo, capazes de elevar a qualidade de vida, reforçando as funções sociais, ambientais e formais dos espaços públicos no contexto urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Tejo a Copo mostra vinhos da região em Santarém

A mostra de vinhos Tejo a Copo já tem datas para este…

Troço da EN 114 volta a fechar por precaução

O troço da estrada nacional 114 entre o planalto de Santarém e…

Câmara Municipal e Ecoedifica assinaram auto de consignação para obras de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, que assinou…

Homem morre depois de mergulhar em praia fluvial em Abrantes

Um homem de cerca de 40 anos foi encontrado morto quarta-feira na…