A antiga “Escola Fixa de Trânsito” do Sacapeito, em Santarém, foi reaberta ao público como espaço de lazer, sombra e convivência, depois de um processo de requalificação promovido pela Junta de Freguesia da cidade. A intervenção procurou recuperar e valorizar uma zona até agora encerrada e sem manutenção, criando um ponto de estadia urbana com vocação intergeracional.
De acordo com o presidente da autarquia, João Teixeira Leite, a obra incluiu a remoção parcial da vedação, a requalificação dos passeios e bancos de jardim, a poda de árvores e a instalação de nova iluminação pública, transformando o espaço num local de fruição para netos e avós, pais e filhos.
“É um espaço de bairro, de estadia e recreio, com grande importância, pois permite ser um ‘espaço de refúgio sombra’ na malha urbana, com uma área de abrangência e impacto significativo”, referiu o autarca.
A iniciativa insere-se na estratégia de criação e regeneração de espaços públicos arborizados, com zonas permeáveis e infraestruturas que contribuam para mitigar os efeitos das temperaturas elevadas e melhorar o conforto urbano.
João Teixeira Leite sublinhou ainda a importância de apostar em mais espaços deste tipo, capazes de elevar a qualidade de vida, reforçando as funções sociais, ambientais e formais dos espaços públicos no contexto urbano.