Decorreu no final da tarde da passada quinta-feira, dia 11 de Outubro, a cerimónia de inauguração das obras de requalificação das antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) em Almeirim, que acolhem, desde 2014, a sede da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo – CVR Tejo.

Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação veio inaugurar o espaço, que considera um exemplo nacional de descentralização, dando uma nova vida a imóveis do Estado.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim (CMA), entidade que adquiriu as instalações e as recuperou agora, admite que este espaço permitiu dar outras condições, criando uma sinergia entre três entidades ligadas ao sector do vinho na região, que ali se instalam, pois além da CVR Tejo, o espaço acolhe a Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo e a Rota dos Vinhos do Tejo, entidades importantes neste sector que é fundamental para o concelho.

PUBLICIDADE

Luís de Castro, presidente da CVR Tejo, destaca que com esta remodelação estão criadas todas as condições necessárias para que a região cresça no futuro, neste sector que também considera de grande importância nesta região e no país.

Almeirim, detentora de uma das maiores adegas cooperativas do país, reforça assim o seu papel no sector do vinho e da vinha, reunindo “a família do vinho”, como caracteriza o Secretário de Estado as entidades que vão utilizar o espaço.

Medeiros Vieira defende ainda o trabalho em prole da certificação de produtos, como o vinho, pois estes valorizam o território. Também nesse sentido de valorização do produto, Luís de Castro, presidente da CVR Tejo, aponta a maior certificação como o caminho a seguir por parte dos produtores, com o apoio da estrutura que preside, desejando que no futuro, mais produtores do Tejo se certifiquem e que valorizem os seus produtos.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 19 de Outubro)

PUBLICIDADE
Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro,…

Estatuto do Antigo Combatente assegura um “tardio, mas justo reconhecimento”

O parlamento aprovou, no passado dia 23, o Estatuto do Antigo Combatente,…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…