Antigos alunos celebram 64 anos de fundação da Escola Industrial e Comercial de Santarém

Os antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Santarém celebram o 64.º aniversário da fundação daquela escola amanhã, sábado, 29 de Fevereiro, no Salão ‘Moinho de Vento, em Almeirim, a partir das 12h00.

Pelas 13h15, terá lugar a abertura do convívio, durante a qual será guardado um minuto de silêncio em memória de antigos alunos, professores e funcionários já falecidos.

Segue-se uma ampla jornada de convívio que se estende ao longo de todo o dia.

PUBLICIDADE

A seguir ao almoço, pelas 15h45, será entregue ao actual director do Agrupamento, António Pina, o donativo de 250 euros, angariado pelos antigos alunos tendo em vista a aquisição de um videoprojector para uma sala de aula da Escola Dr. Ginestal Machado.

Segue-se animação musical por Rafael Vargas e o sorteio de três ofertas entre os participantes, gentileza de Francisco Patrício, de João Torgal e de Joaquim Botequim.

A tarde será ainda animada pela representação de um excerto da peça ‘Eléctrico para o Céu’.

O bolo de aniversário será cortado de seguida, antecedendo um lanche ajantarado e música para dançar até ao encerramento.

Durante todo o dia estará exposta uma exposição de pintura da autoria da antiga aluna da Escola Industrial e Comercial de Santarém, Fernanda Victor.

Criada em 1956, a Escola Industrial e Comercial foi uma enorme aspiração da cidade e das vilas e aldeias em redor, tendo sido conseguida após mais de vinte anos de porfiada acção por parte de diversos empresários da cidade e da região, entre os quais se destacou o industrial Alfredo da Silva Leitão Graças à sua porfiada insistência, a escola então criada viria a acolher e formar, para a vida profissional, muitos milhares de estudantes, aptos para o ingresso no mercado de trabalho, na região e fora dela.

Tendo sido inicialmente previstos os cursos de Formação de Serralheiros, Formação Feminina e Geral de Comércio, viriam a ser criados outros, anos maios tarde Formação de Electricistas Complementar de Contabilidade e Administração e Complementar de Secretariado e Relações Públicas.

Entretanto, com a criação das Secções Preparatórias, para acesso aos Institutos Industriais e Comerciais, ficou também aberta a possibilidade de candidatura, através de exames, para a entrada nesses institutos Assim, a EICS constituiu se como uma solução muito válida e diversificada para milhares de jovens da região, assegurando a sua formação para o início de actividade numa profissão, permitindo também a continuidade dos estudos, nos institutos comerciais e industriais, bem como o acesso ao ensino superior.

É essa memória, e o reviver desse tempo de estudantes, que os antigos alunos gostam de recordar nos seus convívios anuais, que tiveram início em 1972 e se têm mantido, sempre com grande participação, não só daqueles que continuaram as suas vidas por Santarém e arredores, mas também dos que demandaram outras paragens, em muitas regiões do país.

Mais uma vez, amanhã, sábado, 29 de Fevereiro, são esperadas no convívio muitas dezenas de antigos alunos, professores, funcionários e seus familiares.

A Comissão de Coordenação é, este ano, composta por António Amaral Ramos, António Paulo, Carlos Simões, Francisco Serrão Patrício, Maria Encarnação Alexandre, Maria Júlia Pampilhosa, Mena Caetano, Piedade Gouveia Figueiredo e Silvina Tainha Gomes.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS