A inauguração do Quiosque junto ao Tribunal de Santarém, pela a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência (APPACDM de Santarém), teve lugar segunda-feira, 14 de outubro, pelas 10h30, numa cerimónia que deu inico ao novo projeto “Missão Café”. Um novo conceito. que conta com o serviço dois colaboradores e de três “clientes” da APPACDM de Santarém, onde “o café é servido com Amor”, diariamente, entre as 8 e as 17 horas. Um projeto inclusivo que teve o apoio da “BPI Fundação “la Caixa” Capacitar” e do Município de Santarém.

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Beatriz Martins, Vice-presidente da CMS, Alfredo Amante, Carlos Martinho, Nuno Russo e Nuno Domingos, Vereadores da CMS, marcaram presença na cerimónia que contou, entre outros, com Luís Amaral, Presidente da APPACDM de Santarém, Inês Barroso, Deputada na Assembleia da República, Ricardo Gonçalves, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Aníbal Viera, Vigário-geral da Diocese de Santarém, Paula Carloto, Diretora da Segurança Social de Santarém, e Sofia Coelho, Representante do BPI de Santarém.

Na sua intervenção, João Teixeira Leite começou por afirmar que “o nosso coração fica sempre um bocadinho apertado”, acrescentando que “a APPACDM nos tem habituado a este tipo de projetos, mobilizadores e inclusivos. Santarém dá este passo significativo convosco, com o BPI, que também cumprimento e saúdo, e com a APPACDM. Nesse sentido, podermos aproximar esta importante instituição da nossa da comunidade em geral. Mas este projeto, para mim simboliza o nosso Presidente Ricardo Gonçalves. Ele juntou nesta iniciativa esforços: a APPACDM, o BPI, o Município, e fez acontecer. Isto é a imagem do nosso Presidente Ricardo, para quem eu peço uma enorme salva de palmas. Obviamente que isto só é possível porque existe na APPACDM, a Marta e a sua equipa, com a presidência do nosso Luís Amaral, que desafiaram a Câmara Municipal a disponibilizar este espaço”.

O Presidente da CMS lembrou que “a Câmara Municipal apenas disponibilizou o espaço, vocês são o pilar fundamental deste projeto magnífico, que permite a estes utentes da APPACDM, todos os dias, colocarem à disposição da nossa comunidade um conjunto de elementos gastronómicos, o café e a doçaria, feitos na plenitude pelos nossos utentes”. João Teixeira Leite sublinhou que “a APPACDM é, de facto, uma instituição muito importante que nós respeitamos, valorizamos e estaremos, como no passado, no presente e no futuro, sempre disponíveis, de braços abertos, para juntos construirmos uma Santarém inclusiva. Parabéns pela iniciativa. Aos nossos utentes, obrigado por serem tão felizes e por nos proporcionarem momentos tão bons como estes. Estamos todos de coração cheio. Viva a APPACDM. Viva Santarém e viva a Inclusão”, concluiu.

Luís Amaral usou da palavra para dizer que “abraçámos este projeto, depois de uma candidatura ao” BPI Capacitar”. Aproveito para cumprimentar a Dra. Sofia, representante do BPI. Este projeto é apoiado pela “Fundação Lá Caixa”, através de um programa específico que têm para a deficiência, que é o programa BPI Capacitar. Eu queria publicamente aqui pedir-vos uma salva de palmas para a responsabilidade social desta organização”. O Presidente da APPACDM de Santarém referiu que “esta manhã é para nós de facto nova. Porque é a primeira vez que nós, publicamente e de uma forma legal, formal e institucional assumimos um negócio social. É uma experiência que não tínhamos. Vamos tentar responder às exigências”, por essa razão espera “que seja um projeto bem-sucedido, para o bem-estar e o bem-sentir das pessoas com deficiência intelectual que apoiamos e das suas famílias”, reiterou.

Marta Estevão, Diretora de Serviço Técnico Pedagógicos da APPACDM de Santarém, começou por afirmar que “este projeto nasce de um sonho que nós tínhamos de ter a nossa marca na cidade de Santarém. De termos um negócio no exterior da nossa instituição. E não, como muitos pensam, que estamos lá fechados a fazer coisas. Fazemos muita coisa para o exterior e isto foi efetivamente o sonho de ter portas fora a nossa cara e a nossa marca”, referiu. “A Missão Café vai funcionar das 8 às 17 horas. Vai ser dinamizada por dois colaboradores juntamente com clientes. Portanto, este quiosque é deles, é para eles e é para Santarém. Não foi possível fazer isto tudo, sem as pessoas que estão aqui à minha volta e sem outras muitas tantas que estão no Vale de Santarém. Para estarmos aqui hoje, muitas delas ficaram com os nossos clientes, com as pessoas de consciência intelectual que precisam de ser cuidadas todos os dias. Portanto, é um projeto grande para aquilo que nós estávamos habituados, mas certamente muito conscientes que vamos ser capazes de dar conta deles” lembrou a Diretora da APPACDM.

Para terminar, Marta Estevão sublinhou que a “Missão Café” vai servir como uma incubadora de experiência. Para que no futuro vejamos um, dois, três clientes destes aí numa pastelaria normalíssima com um comportamento completamente normalizado e que se diga foi treinado na APPACDM”.

A cerimónia foi abrilhantada com interpretação de várias canções pelo Grupo Coral da APPACDM de Santarém, que foi cantando e dançado, um momento que contagiou positivamente todos os presentes.

Leia também...

Casa Pia premiado pela Liga devido às melhorias no estádio de Rio Maior

O Casa Pia foi distinguido pelas melhorias efectuadas no Estádio Municipal de…

IP termina obras de contenção da encosta das Portas do Sol em Santarém

A reabilitação das estruturas de contenção da encosta das Portas do Sol,…

Hasta pública para alienar imóveis municipais

O Município de Santarém aprovou o caderno de encargos e o programa…
Foto de Arquivo

Choque em cadeia em Samora Correia provoca seis feridos

Uma colisão entre um pesado de mercadorias e seis veículos ligeiros de…