Arcebispo de Seul preside em Fátima à Peregrinação Internacional Aniversária

O arcebispo de Seul, cardeal Andrew Yeom Soo-jung, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária à Cova da Iria, nos dias 12 e 13 de Outubro, anunciou o Santuário de Fátima.

A fonte refere, em comunicado enviado, que a presença do cardeal Andrew Yeom Soo-jung exprime, “uma vez mais, a atenção que o Santuário tem dado ao continente asiático, de onde se tem registado um aumento anual de peregrinos, mas é, também, uma chamada de atenção para a necessidade de paz naquela zona do globo”.

“Este é, de resto, um tema muito frequente nas alocuções do prelado asiático que ainda no ano passado, na mensagem de Natal deixada à sua comunidade lembrava que a paz ‘é o tema mais importante na nossa vida’, sublinhando que os cristãos ‘são os primeiros a responder ao desejo humano de paz, segundo o plano de Deus, radicado no amor e na justiça'”, lê-se na nota.

Feito cardeal em Fevereiro de 2014, no primeiro consistório do Papa Francisco, o arcebispo de Seul está no governo da arquidiocese desde 2001, altura em que foi nomeado bispo auxiliar.

O Santuário de Fátima lembra que no ano do Centenário das Aparições, “uma das imagens da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve na Coreia do Sul, entre 22 de Agosto e 13 de Outubro, tendo percorrido 14 dioceses, numa visita sem precedentes”.

Na altura, acrescenta a fonte, o Santuário da Paz de Fátima, localizado perto da fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, acolheu de 22 a 30 de Agosto, uma novena pela paz no país.

A iniciativa foi uma organização conjunta do Apostolado Mundial de Fátima naquele país da península coreana e da Igreja Católica local, estimando-se que “cerca de 60 mil peregrinos tenham acompanhado a imagem da Virgem Peregrina”.

“Em 2018, dos 481 grupos de peregrinos provenientes da Ásia, que participaram nas celebrações oficiais do Santuário, 125 foram sul coreanos. A Ásia é o Eixo para onde o mundo cristão caminha’, disse o bispo de Leiria-Fátima, cardeal Dom António Marto, no início do ano”, lembra o Santuário de Fátima.

O programa da Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro integra, às 16h00 do dia 12, a habitual conferência de imprensa, na qual participarão o cardeal de Seul, o cardeal Dom António Marto e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

A peregrinação, que evoca a última Aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria, em 1917, começa com saudação inicial às 18h30, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a recitação do Rosário, às 21h30, e a Procissão das Velas e a Missa da Vigília.

No dia seguinte, 13 de Outubro, a oração do Terço é às 09h00, seguida da Missa Internacional, que termina com a Procissão do Adeus, no Recinto de Oração.

As principais celebrações vão ter interpretação em língua gestual portuguesa e podem ser seguidas em directo em www.fatima.pt.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS