A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim inaugurou esta quarta-feira, 1 de Maio, um novo conceito de Praça de Toiros, em Almeirim.
A nova Arena d’Almeirim é um espaço não só dedicado aos espectáculos tauromáquicos, como também, um multiusos onde se vão realizar eventos de diferentes tipologias, como concertos, feiras ou exposições.
Na nova Praça está sediado o Posto de Turismo de Almeirim e 12 outros espaços comerciais dedicados essencialmente ao comércio de produtos regionais, complementando assim a promoção de Almeirim e das suas iguarias.
O novo espaço torna-se assim uma nova fonte de receita para a Santa Casa local, que sofreu uma profunda requalificação, na ordem dos 800.000 euros, sendo 25 por cento comparticipados pelo Município de Almeirim.
José Lobo Vasconcelos, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, salienta que a renovação do equipamento que estava subaproveitado “irá proporcionar agora mais momentos de festa, de convívio e sobretudo gerar negócio à cidade, aos lojistas e ainda receitas para a Santa Casa”.
O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, lembra que a zona da Praça de Toiros é “por excelência a de maior turismo do concelho de Almeirim, onde passam centenas de milhares de pessoas todo o ano” sendo por isso um montra de divulgação dos produtos locais.
“Esta obra vai-nos incentivar a avançar com as obras na zona envolvente, que são caras, mas acho que cada vez mais fazem sentido”, refere o autarca.
A comparticipação do município na obra foi de 25 por cento, que garantiu com a parceria a instalação do posto de turismo entre 30 a 40 anos no edifício e a utilização das casas de banho, que segundo Pedro Ribeiro era “uma questão importante por causa das milhares de pessoas que aqui vem”.
Para além de corridas de toiros, a nova Arena d’Almeirim terá agora espectáculos promovidos pela Santa Casa, pela autarquia e por outros entidades.
“Por haver um conjunto de espectáculos, uns promovidos pela autarquia e outros que possam aqui ser feitos, vai atrair ao nosso concelho mais pessoas e com isso mais consumo, quer nas lojas, quer no comércio, quer na restauração”, conclui.
Maia Frazão, secretário distrital da União das Misericórdias Portuguesas, disse que apesar de Almeirim ser uma Misericórdia jovem, “é uma das principais referências do distrito” e que este “é um dia que fica escrito na história da comunidade de Almeirim com letras de ouro”.
O Padre Aníbal Viera, Vigário Geral, este também presente em representação do Bispo de Santarém e benzeu o novo equipamento hoje inaugurado.
O dia termina com corrida de toiros de reinauguração da Arena D’Almeirim, pelas 17h00.