Arqueólogo Trent Michael Trombley dá conferência em Santarém

“A Fé na Vida e na Morte: arqueologia funerária de dois sítios medievais de Santarém”, é o tema da conferência que o arqueólogo Trent Michael Trombley dará em Santarém, dia 18 de Fevereiro, pelas 18h30, no Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

O tema a abordar será a “interacção complexa entre fé, principalmente, Cristianismo e Islão, durante a Idade Média, “caminhos de vida” (“lifeways”) e “caminhos de morte” (“deathways”)”, informa o CIJVS em nota enviada à comunicação social.

Esse trabalho será realizado através de estudos e análises arqueológicas e bioantropológicas dos enterramentos de dois sítios arqueológicos: Avenida 5 de Outubro e Largo Cândido dos Reis, ambos na cidade de Santarém.

PUBLICIDADE

“O Largo Cândido dos Reis revelou-se muito interessante, pois contém, simultaneamente, enterramentos cristãos e muçulmanos no mesmo espaço, e dá-nos a oportunidade de examinar como diferentes grupos religiosos cuidaram dos seus mortos e partilharam a mesma área funerária. Se, por um lado, a Arqueologia nos ajuda a entender os processos de luto e ritual funerário, a Bioantropologia pode ajudar-nos a perceber outros aspectos importantes ligados ao próprio indivíduo, nomeadamente, como vivia, como crescia e se desenvolvia, qual a sua dieta alimentar, os vestígios da sua actividade física e, finalmente, as doenças de que padecia. Ao combinar técnicas antropológicas com bioantropológicas, obtemos uma melhor imagem de como há uns séculos atrás estas duas comunidades viviam, morriam e interagiam”, conclui a mesma nota.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS