Foto: “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas

A iniciativa é promovida pela “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas e pretende fazer da aldeia um exemplo de inclusão, mobilidade internacional e interculturalidade.

A pacata vila de Arrouquelas com cerca de 700 habitantes, pertencente ao concelho de Rio Maior, está a acolher aproximadamente 300 jovens portugueses e europeus, integrados em diversas iniciativas de voluntariado, através da “H20” – Associação de Jovens de Arrouquelas. Os jovens vão ocupar as ruas da aldeia até ao final de Setembro, dinamizando a comunidade com “energia, criatividade e compromisso social”, lê-se no comunicado da associação.  

Ainda de acordo com o comunicado, o movimento pretende reforçar o papel transformador da mobilidade internacional como ferramenta educativa, de cidadania ativa e coesão social.

“Num tempo em que as zonas rurais enfrentam desafios de despovoamento e envelhecimento, a aldeia de Arrouquelas transforma-se neste verão num exemplo inspirador de inclusão, mobilidade internacional e interculturalidade”, lê-se.

Turquia, França, Espanha, Bielorrússia, Rússia, Roménia e Itália, são algumas das nacionalidades dos jovens voluntários que irão a integrar-se nas dinâmicas da associação e participar em várias iniciativas comunitárias, como a vigia da floresta, a manutenção de trilhos de Arrouquelas, bem como a preservação e organização dos próprios espaços da “H2O”.

Os jovens ficarão alojados numa zona de acampamento criada pela associação e terão também a oportunidade de desenvolver projetos e ideias pessoais que considerem benéficos para a comunidade local, reforçando assim “o espírito de iniciativa, solidariedade e participação ativa”.

Foto: “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas

Durante os meses de Verão, serão vários os projetos desenvolvidos pela “H2O”, como o Programa de Voluntariado Jovem, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, onde 20 jovens adolescentes vão ocupar os seus tempos livres, com atividades de proteção da natureza, ajuda a outras instituições, como o Canil Municipal de Rio Maior, manutenção de alguns espaços verdes e apoio à comunidade sénior.

O Intercâmbio de Jovens “Growing Tomorrow” será outro dos projetos realizados pela associação, entre os dias 1 e 10 de Setembro, que contará com mais de 50 jovens, provenientes de 10 países europeus que vão estar acampados no recinto da Festa Anual de Arrouquelas e irão desenvolver um “conjunto de atividades criativas, baseadas numa metodologia pedagógica não formal e adaptada aos objetivos do projeto”.

A fechar os projetos de Verão desenvolvidos pela “H2O”, a associação irá organizar a Formação Internacional “Rural Life With Sustainable Bites”, entre os dias 13 e 21 de Setembro, sobre alimentação e dietas sustentáveis, com o objetivo de os jovens adquirirem conhecimento necessário para “fazerem escolhas informadas que têm um impacto positivo tanto na sua saúde como no ambiente”. O evento contará com cerca de 30 participantes, oriundos de 12 países diferentes.

A “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas, é uma organização juvenil e sem fins lucrativos, sediada na aldeia de Arrouquelas, pertencente ao concelho de Rio Maior. Fundada em 1996, por um grupo de jovens, a associação surgiu da necessidade de colmatar a falta de oportunidades existentes na aldeia para os jovens. A “H2O” conta com mais de 100 sócios, com idades entre os 12 e os 35 anos.

Leia também...

Câmara de Santarém investe 20ME para habitação social até 2025

 Câmara de Santarém aprovou o Programa Local de Habitação que prevê 20 milhões de euros de investimento até 2025 para reabilitação, arrendamento e aquisição…

Incêndio na maternidade do Hospital de Abrantes sem feridos

Um incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje no piso da maternidade do Hospital de Abrantes, devido a uma avaria num equipamento informático,…

Assinatura de Protocolo para financiamento da obra de conservação no Pavilhão Gimnodesportivo do Clube Desportivo Amiense

No âmbito do “Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva”, o Clube Desportivo Amiense apresentou uma candidatura com vista à obtenção de financiamento e…

Atropelamento ferroviário na Estação de Santarém provoca uma vítima mortal

Uma homem morreu na sequência de um atropelamento ferroviário na Estação de Santarém, na manhã desta quinta-feira, 23 de Outubro. As causas do atropelamento…