Foto: “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas

A iniciativa é promovida pela “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas e pretende fazer da aldeia um exemplo de inclusão, mobilidade internacional e interculturalidade.

A pacata vila de Arrouquelas com cerca de 700 habitantes, pertencente ao concelho de Rio Maior, está a acolher aproximadamente 300 jovens portugueses e europeus, integrados em diversas iniciativas de voluntariado, através da “H20” – Associação de Jovens de Arrouquelas. Os jovens vão ocupar as ruas da aldeia até ao final de Setembro, dinamizando a comunidade com “energia, criatividade e compromisso social”, lê-se no comunicado da associação.  

Ainda de acordo com o comunicado, o movimento pretende reforçar o papel transformador da mobilidade internacional como ferramenta educativa, de cidadania ativa e coesão social.

“Num tempo em que as zonas rurais enfrentam desafios de despovoamento e envelhecimento, a aldeia de Arrouquelas transforma-se neste verão num exemplo inspirador de inclusão, mobilidade internacional e interculturalidade”, lê-se.

Turquia, França, Espanha, Bielorrússia, Rússia, Roménia e Itália, são algumas das nacionalidades dos jovens voluntários que irão a integrar-se nas dinâmicas da associação e participar em várias iniciativas comunitárias, como a vigia da floresta, a manutenção de trilhos de Arrouquelas, bem como a preservação e organização dos próprios espaços da “H2O”.

Os jovens ficarão alojados numa zona de acampamento criada pela associação e terão também a oportunidade de desenvolver projetos e ideias pessoais que considerem benéficos para a comunidade local, reforçando assim “o espírito de iniciativa, solidariedade e participação ativa”.

Foto: “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas

Durante os meses de Verão, serão vários os projetos desenvolvidos pela “H2O”, como o Programa de Voluntariado Jovem, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, onde 20 jovens adolescentes vão ocupar os seus tempos livres, com atividades de proteção da natureza, ajuda a outras instituições, como o Canil Municipal de Rio Maior, manutenção de alguns espaços verdes e apoio à comunidade sénior.

O Intercâmbio de Jovens “Growing Tomorrow” será outro dos projetos realizados pela associação, entre os dias 1 e 10 de Setembro, que contará com mais de 50 jovens, provenientes de 10 países europeus que vão estar acampados no recinto da Festa Anual de Arrouquelas e irão desenvolver um “conjunto de atividades criativas, baseadas numa metodologia pedagógica não formal e adaptada aos objetivos do projeto”.

A fechar os projetos de Verão desenvolvidos pela “H2O”, a associação irá organizar a Formação Internacional “Rural Life With Sustainable Bites”, entre os dias 13 e 21 de Setembro, sobre alimentação e dietas sustentáveis, com o objetivo de os jovens adquirirem conhecimento necessário para “fazerem escolhas informadas que têm um impacto positivo tanto na sua saúde como no ambiente”. O evento contará com cerca de 30 participantes, oriundos de 12 países diferentes.

A “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas, é uma organização juvenil e sem fins lucrativos, sediada na aldeia de Arrouquelas, pertencente ao concelho de Rio Maior. Fundada em 1996, por um grupo de jovens, a associação surgiu da necessidade de colmatar a falta de oportunidades existentes na aldeia para os jovens. A “H2O” conta com mais de 100 sócios, com idades entre os 12 e os 35 anos.

Leia também...

Crianças fazem do Cartaxo ‘Terra de Natal’

O programa de eventos que a Câmara Municipal organizou para promover o comércio tradicional durante o mês de dezembro, trouxe crianças e famílias ao…

Município de Santarém vai investir 2,5 milhões de euros na regeneração da frente ribeirinha

A Câmara de Santarém tem assegurados fundos do Quadro Comunitário de Apoio para a regeneração da frente ribeirinha da cidade, um investimento de 2,5…

Ourém continua a ser porto seguro, mas refugiados não veem a hora de regressar

Já lá vai quase um ano, um ano de guerra na Ucrânia, desde que duas famílias de refugiados se mudaram para Ourém, onde encontraram…

Morreu o médico José Manuel Gonçalves Nogueira

Médico de reconhecida competência técnica, que pautou a sua trajectória profissional por uma permanente devoção em favor dos mais carenciados e das instituições hospitalares…