O projecto de cooperação cultural Artemrede, que reúne 17 municípios portugueses, vai liderar o projecto internacional “Southern Coalition”, com parceiros de 10 países europeus.

A iniciativa inclui 14 parceiros de 10 países, geograficamente posicionados ao longo do Mediterrâneo e dos Balcãs, de acordo com um comunicado da Artemrede.

As organizações integradas na “Southern Coalition” (“Aliança do Sul”, em tradução livre) “identificam-se com uma ideia cultural e política do sul, e estão interessadas em desenvolver estratégias de colaboração baseadas em princípios e valores comuns que resultam da especificidade do trabalho nas periferias”, assinala a Artemrede.

O projecto tem um orçamento total no valor superior a três milhões de euros “e permitirá o envolvimento de parceiros que trabalham junto de estruturas artísticas com forte ligação aos territórios e comunidades”.

Neste grupo incluem-se redes de programação, organizações culturais e universidades em Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Hungria, Croácia, Roménia, Eslovénia e Sérvia.

À Artemrede vão juntar-se parceiros como a rede Transversal (Espanha), a Universidade de Belgrado (Sérvia) ou o Pogon – Zagreb Center for Independent Culture and the Youth (Croácia).

De acordo com Marta Martins, directora-executiva da Artemrede, citada no comunicado, esta iniciativa “foi pensada para aumentar as oportunidades de colaboração, a aprendizagem inter-pares, capacitar profissionais do meio cultural e artístico e desenvolver uma visão complementar às políticas culturais centralizadas”.

Ao mesmo tempo, a entidade anunciou que foi aprovado o seu primeiro projecto pelo programa Europa Criativa, designado por “Stronger Peripheries”, que resultará em co-produções artísticas, acções de formação para profissionais das artes, e iniciativas de criação de conhecimento, à escala europeia, a partir de 2021.

Está previsto o envolvimento directo de 2.000 profissionais, chegando a 10.000 de forma indirecta, segundo a Artemrede.

Com esta iniciativa, a entidade pretende “promover a cooperação entre estruturas culturais de pequena e média dimensão, que actuam em contextos periféricos e cujo trabalho assenta na ligação aos territórios e comunidades”, salienta.

O projecto “Stronger Peripheries” é um dos dois de larga escala aprovados para financiamento pelo programa Europa Criativa em Portugal.

A Artemrede também dirige actualmente o projecto europeu “A Manual on Work and Happiness”, e é parceira nos projetos Be SpectACTive! e ReShape.

A Artemrede actua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural.

Actualmente é constituída por 17 municípios associados: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar e Torres Vedras.

Leia também...

Festival Gastronómico do Tordo está de volta à freguesia de Monsanto

A freguesia de Monsanto, em parceria com o Clube Amador de Caça e Pesca de Monsanto e Comissão de Festas de 2020, irão realizar…

Passagem de ano com Virgul, Iran Costa e Dj African Groove em Santarém

O Jardim da Liberdade vai ser palco da festa de passagem de ano em Santarém, com um concerto de Virgul, antecedido da actuação de…

Laura Calado expõe ‘Aphrós’ no Museu Municipal Carlos Reis

O Museu Municipal Carlos Reis inaugura no próximo dia 10 de Julho, pelas 21 horas, a exposição Aphrós de Laura Calado. Com curadoria de…

Torres Novas comemora o 25 de Abril com um conjunto de iniciativas

O Município de Torres Novas comemora o 25 de Abril de 1974 com um conjunto de iniciativas para assinalar os 45 anos do Dia…