O projecto de cooperação cultural Artemrede, que reúne 17 municípios portugueses, vai liderar o projecto internacional “Southern Coalition”, com parceiros de 10 países europeus.

A iniciativa inclui 14 parceiros de 10 países, geograficamente posicionados ao longo do Mediterrâneo e dos Balcãs, de acordo com um comunicado da Artemrede.

As organizações integradas na “Southern Coalition” (“Aliança do Sul”, em tradução livre) “identificam-se com uma ideia cultural e política do sul, e estão interessadas em desenvolver estratégias de colaboração baseadas em princípios e valores comuns que resultam da especificidade do trabalho nas periferias”, assinala a Artemrede.

O projecto tem um orçamento total no valor superior a três milhões de euros “e permitirá o envolvimento de parceiros que trabalham junto de estruturas artísticas com forte ligação aos territórios e comunidades”.

Neste grupo incluem-se redes de programação, organizações culturais e universidades em Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Hungria, Croácia, Roménia, Eslovénia e Sérvia.

À Artemrede vão juntar-se parceiros como a rede Transversal (Espanha), a Universidade de Belgrado (Sérvia) ou o Pogon – Zagreb Center for Independent Culture and the Youth (Croácia).

De acordo com Marta Martins, directora-executiva da Artemrede, citada no comunicado, esta iniciativa “foi pensada para aumentar as oportunidades de colaboração, a aprendizagem inter-pares, capacitar profissionais do meio cultural e artístico e desenvolver uma visão complementar às políticas culturais centralizadas”.

Ao mesmo tempo, a entidade anunciou que foi aprovado o seu primeiro projecto pelo programa Europa Criativa, designado por “Stronger Peripheries”, que resultará em co-produções artísticas, acções de formação para profissionais das artes, e iniciativas de criação de conhecimento, à escala europeia, a partir de 2021.

Está previsto o envolvimento directo de 2.000 profissionais, chegando a 10.000 de forma indirecta, segundo a Artemrede.

Com esta iniciativa, a entidade pretende “promover a cooperação entre estruturas culturais de pequena e média dimensão, que actuam em contextos periféricos e cujo trabalho assenta na ligação aos territórios e comunidades”, salienta.

O projecto “Stronger Peripheries” é um dos dois de larga escala aprovados para financiamento pelo programa Europa Criativa em Portugal.

A Artemrede também dirige actualmente o projecto europeu “A Manual on Work and Happiness”, e é parceira nos projetos Be SpectACTive! e ReShape.

A Artemrede actua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural.

Actualmente é constituída por 17 municípios associados: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar e Torres Vedras.

Leia também...

Feira Medieval em Alcoentre dias 29 e 30 comemora 505 anos do Foral Novo

A freguesia de Alcoentre prepara a sua 2ª edição da Feira Medieval, a decorrer entre os dias 29 e 30 de Setembro, inserida nas comemorações dos 505 anos do Foral Novo de Alcoentre, que terá lugar no…

Festival de Órgão de Santarém continua no próximo fim de semana

Após o primeiro fim de semana, a programação do FÓS 2019 continua para mais um fim de semana preenchido por uma harmonia musical dos…

Manuel Fernandes Vicente apresentou O Vento das Sete Serras com casa cheia

O professor e jornalista Manuel Fernandes Vicente apresentou, no passado dia 13 de Julho, na cidade de Entroncamento, o livro O Vento das Sete…

Visita ao Centro Histórico de Coruche celebra Jornadas Europeias do Património

Coruche celebrou as Jornadas Europeias do Património 2025 com uma visita guiada ao centro histórico, dedicada ao tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado.…