A inauguração da exposição decorreu hoje, dia 19 de Maio, pelas 11h, no Ginásio Fitness Factory, em Santarém.
“Anti-Inércia” é o nome da exposição dos artistas da OficINa- Arte Bruta Inclusiva, sedeada no Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém, que demonstra diversos sentimentos dos autores através da pintura.
O evento contou com a presença de Diogo Gomes, Vereador com o Pelouro da Saúde da Câmara de Santarém, Susana Veiga Branco, curadora do projecto, Carla Ferreira, enfermeira especialista em Saúde Mental e coordenadora do projeto oficINa, Tiago Soares Lopes, Gerente do Fitness Factory Santarém, Vanda Alambre, representante do Conselho de Administração do Hospital de Santarém e de Dr.ª Marta Bacelar, membro da Associação r.INseRIR.
“O movimento da criação artística e o bem-estar subsequente fundem-se aqui com a ideia do ginásio, com a anti inércia e a qualidade de vida. Assim, é a presente exposição, cheia de liberdade, com inspiração numa urban art promotora de sustentabilidade e o traço do contemporâneo e da arte bruta sobre o old, criando novas unidades”, explica Susana Veiga Branco.
As obras estão disponíveis para venda sendo que 70% do valor é para o artista e 30% para a associação.
A exposição está patente no Ginásio Fitness Factory, em Santarém, e pode ser visitada até dia 7 de Julho.
A OficINa foi inaugurada em Maio de 2021 com o objetivo de apostar na reabilitação de pessoas com doença mental grave, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica. Pintura, costura ou restauração de móveis são algumas das atividades desenvolvidas neste espaço.