Foto ilustrativa

A Casa do Brasil/Casa Pedro Álvares Cabral, em Santarém, vai acolher, a partir de sexta-feira e até ao final de agosto, o projeto “As Artes da Arte”, em torno da exposição “Braamcamp Freire, o génio poliédrico”.

Em comunicado, a Câmara de Santarém refere que o projeto proporcionará oficinas pedagógicas para crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, a partir da exposição que celebra o centenário da morte do investigador, genealogista, político e bibliófilo.

O município lembra que, devido às suas relações familiares com Santarém, Braamcamp Freire legou à cidade “uma valiosa biblioteca, de cerca de 11.000 volumes”, deixando, ainda, a sua casa, que hoje é a Biblioteca Municipal, por decisão testamentária.

A partir do seu legado e das suas múltiplas facetas, o projeto levará as crianças num percurso que começa na Sala do Colecionador, onde se podem familiarizar com vários tipos de arte – mobiliário, cerâmica, escultura em vários materiais e pintura, com destaque para a de Josefa de Óbidos, “Uma fuga”, a partir da qual será feita a ligação, através de uma história infantil, para a fuga das guerras.

Segue-se a Sala do Político, onde será lida a narrativa infantil “A eleição dos bichos”, onde os participantes poderão participar ativamente, exercendo o direito do voto e escolher quem melhor representa os animais.

“Sendo Braamcamp Freire o primeiro historiador português na área da heráldica, as crianças vão também deliciar-se com as ilustrações e diversidade de brasões e posteriormente criar o seu próprio brasão”, lê-se na nota.

Finalmente, na Sala dos Livros Gigantes, as crianças irão, a partir das zincogravuras (impressão de ilustrações através de gravuras em zinco), experienciar esta técnica e fazer impressão e ‘frottage’, acrescenta o município.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…