O projecto “Verão In.Str…é um espanto!”, da Câmara Municipal de Santarém, apresentou hoje, segunda-feira, dia 09 de Julho, a 3ª edição, desta feita com a denominação: “Menus História com Arte – Pombinhas de Santarém”, na Pastelaria Bijou.

Este ano, o projecto abrange uma nova vertente: a Arte. Foi lançado um desafio aos artistas da região de exporem obras de arte nas pastelarias aderentes. Assim, enquanto se degustam os “Menus História com Arte – Pombinhas de Santarém”, que integram uma pombinha com fiambre ou com presunto da Nobre e sumos da Compal, podem apreciar-se obras de arte de diferentes artistas.

No lançamento da iniciativa, que conta com a adesão de 21 pastelarias, estiveram presentes Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia scalabitana, Inês Barroso e Jorge Rodrigues, vereadores da CMS, os parceiros desde a 1ª edição, Guilhermina Felizardo, da Sumol Compal, Filipe Ribeiro da Nobre, Paulo Oliveira, da Pastelaria Bijou, os artistas Mário Rodrigues, Carlos Amado, Francisco Pereira e Fernanda Narciso. Além de Nuno Domingos, Gestor do Projecto “Verão In Str. …é um espanto!“.

Mário Rodrigues explicou a intenção que pretende projectar com as pequenas esculturas, que expõe na montra da pastelaria Bijou que de alguma forma sintetizam o projecto In.Str: Uma mulher amputada, representando a cidade triste que se vivia quando do início do projecto, em 2015; as duas estátuas de mulheres de braços abertos, apelando à atenção de todos para a importância e a necessidade de atenção para a cidade, a escultura do grupo que se abraça, pois só com a vontade de todos será possível melhorar o nosso destino colectivo (no fundo o que o projecto tem feito nestes seus quatro anos de existência) e, finalmente, a “Menina à Janela” imagem de felicidade do futuro que se projecta para Santarém e que todos os envolvidos pretendem alcançar.

Inês Barroso, vice-presidente da autarquia, referiu que o In.Str pretende, na sua missão mais relevante, dar vida ao Centro Histórico, “com todos os agentes da cultura, pintura, escultura, das artes, do movimento, dos nossos artistas e empresários, pretendendo que o nosso Centro Histórico seja cada vez mais vivenciado”. No final, Inês Barroso agradeceu aos parceiros desta iniciativa pois só com todos é que se consegue fazer caminhos, implementar futuros e realizar sonhos.

Graças à cooperação de várias entidades envolvidas: CMS, Compal, Nobre e estabelecimentos aderentes, os habitantes de Santarém e todos quantos nos visitam, vão poder degustar estes Menus História com Arte…, que se baseiam nas pombinhas, em conjunto com os produtos alimentares das duas empresas: fiambre e presunto da Nobre e os sumos da Compal.

A Compal aproveitou esta iniciativa para apresentar uma nova gama de sumos só à base de fruta e 100% natural.

Misto de pão e bolo tradicional, feito com massa de farinha de trigo, ligeiramente adocicada, que contou com grande devoção na zona de Santarém e na região.

Segundo a antiga tradição, este bolo celebra a amizade e a reconciliação e terá feito parte do bodo distribuído aos pobres no dia de Pentecostes, data assinalada 50 dias após a celebração da Páscoa.

Leia também...

Círculo Cultural Scalabitano assinala 64 anos de vida

  Na próxima quinta-feira, dia 22 de Novembro, pelas 18:00, assinala-se o momento solene de Celebração dos 64 Anos do Círculo, de uma forma…

As pedras como “testemunhas silenciosas” unem três artistas escalabitanos

O centro histórico de Santarém vai acolher, em Setembro, uma exposição colectiva de três artistas plásticos escalabitanos que estão a trabalhar o tema “as…

Santuário de Fátima promove ‘podcast’ diário centrado na espiritualidade de Francisco e Jacinta

O Santuário de Fátima, com a Aliança de Santa Maria, está a promover, até dia 19, uma novena centrada na vida e espiritualidade de…

“Sou incapaz de escrever com a roupa no corpo”

“O Espelho da Medusa” é o terceiro livro de Rita Pea, autora natural de Aveiras de Cima. A obra, apresentada no Cartaxo, conta “com…