O projecto “Verão In.Str…é um espanto!”, da Câmara Municipal de Santarém, apresentou hoje, segunda-feira, dia 09 de Julho, a 3ª edição, desta feita com a denominação: “Menus História com Arte – Pombinhas de Santarém”, na Pastelaria Bijou.

Este ano, o projecto abrange uma nova vertente: a Arte. Foi lançado um desafio aos artistas da região de exporem obras de arte nas pastelarias aderentes. Assim, enquanto se degustam os “Menus História com Arte – Pombinhas de Santarém”, que integram uma pombinha com fiambre ou com presunto da Nobre e sumos da Compal, podem apreciar-se obras de arte de diferentes artistas.

No lançamento da iniciativa, que conta com a adesão de 21 pastelarias, estiveram presentes Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia scalabitana, Inês Barroso e Jorge Rodrigues, vereadores da CMS, os parceiros desde a 1ª edição, Guilhermina Felizardo, da Sumol Compal, Filipe Ribeiro da Nobre, Paulo Oliveira, da Pastelaria Bijou, os artistas Mário Rodrigues, Carlos Amado, Francisco Pereira e Fernanda Narciso. Além de Nuno Domingos, Gestor do Projecto “Verão In Str. …é um espanto!“.

Mário Rodrigues explicou a intenção que pretende projectar com as pequenas esculturas, que expõe na montra da pastelaria Bijou que de alguma forma sintetizam o projecto In.Str: Uma mulher amputada, representando a cidade triste que se vivia quando do início do projecto, em 2015; as duas estátuas de mulheres de braços abertos, apelando à atenção de todos para a importância e a necessidade de atenção para a cidade, a escultura do grupo que se abraça, pois só com a vontade de todos será possível melhorar o nosso destino colectivo (no fundo o que o projecto tem feito nestes seus quatro anos de existência) e, finalmente, a “Menina à Janela” imagem de felicidade do futuro que se projecta para Santarém e que todos os envolvidos pretendem alcançar.

Inês Barroso, vice-presidente da autarquia, referiu que o In.Str pretende, na sua missão mais relevante, dar vida ao Centro Histórico, “com todos os agentes da cultura, pintura, escultura, das artes, do movimento, dos nossos artistas e empresários, pretendendo que o nosso Centro Histórico seja cada vez mais vivenciado”. No final, Inês Barroso agradeceu aos parceiros desta iniciativa pois só com todos é que se consegue fazer caminhos, implementar futuros e realizar sonhos.

Graças à cooperação de várias entidades envolvidas: CMS, Compal, Nobre e estabelecimentos aderentes, os habitantes de Santarém e todos quantos nos visitam, vão poder degustar estes Menus História com Arte…, que se baseiam nas pombinhas, em conjunto com os produtos alimentares das duas empresas: fiambre e presunto da Nobre e os sumos da Compal.

A Compal aproveitou esta iniciativa para apresentar uma nova gama de sumos só à base de fruta e 100% natural.

Misto de pão e bolo tradicional, feito com massa de farinha de trigo, ligeiramente adocicada, que contou com grande devoção na zona de Santarém e na região.

Segundo a antiga tradição, este bolo celebra a amizade e a reconciliação e terá feito parte do bodo distribuído aos pobres no dia de Pentecostes, data assinalada 50 dias após a celebração da Páscoa.

Leia também...

Dia Mundial do Teatro comemorado em Santarém com homenagem a Mário Viegas

O Bar do Teatro Sá da Bandeira acolheu, no dia 27 março, Dia Mundial do Teatro, a apresentação do livro “Voz Própria. Jorge Ginja…

Câmara de Ferreira do Zêzere doa exemplar de embarcação típica ao Museu da Marinha

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere vai doar ao Museu da Marinha um exemplar de uma embarcação típica do Zêzere, conhecida como Abrangel…

Presépio ao vivo da UTIS alerta para drama dos refugiados

A turma de Teatro da Universidade da Terceira Idade de Santarém protagonizou, no passado fim-de-semana, no Largo do Seminário, a encenação de um Presépio…

Abertura do Núcleo Rural de Coruche – Centro de artes, ofícios e saberes tradicionais

Decorreu no passado dia 19 de Maio, integrado nas comemorações da Noite dos Museus, a inauguração do Núcleo Rural de Coruche – Centro de…