A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 2.300 quilos de carne de porco, oriundos de um matadouro no concelho de Santarém, revelou a autoridade em comunicado emitido esta sexta-feira, 2 de Fevereiro.

A apreensão ocorreu no âmbito de uma operação da Brigada Especializada de Indústrias de Produtos de Origem Animal da Unidade Regional Centro, que decorreu na Mealhada. O comunicado da ASAE não refere a data em que se deu a apreensão.

Durante a acção foi interceptada uma viatura pesada, que seguia com destino a uma sala de desmancha no concelho de Macedo de Cavaleiros, tendo os agentes constatado que os produtos estavam a ser transportados sem as devidas condições de higiene de modo a evitar contaminações. Os produtos cárneos encontravam-se em contacto com o pavimento e foram sujeitos a perícia por médica veterinária que determinou que não poderiam entrar no circuito comercial. A carne apreendida representa um valor de 3.700 euros. Foi ainda apreendido o registador de temperatura instalado na viatura, uma vez que não tinha sido sujeito a controlo metrológico, “situação que inviabilizou o controlo exato da temperatura da carne que estava a ser transportada”, refere ainda o comicado.

Foi levantando um processo de contraordenação por se tratar de géneros alimentícios com falta de requisitos, no valor estimado de 500 euros.

Leia também...
Foto de arquivo

ULS Médio Tejo reduz lista de espera de Imunoalergologia em mais de 75%

O serviço de Imunoalergologia da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo,…

Cidade do Vinho é um brinde à união do território

A Cidade do Vinho 2024, atribuída pela primeira vez a uma parceria…
Foto de Arquivo

Exército investe 4.3 ME em Santa Margarida em Centro de Capacitação Tática, Simulação e Certificação

O Exército vai investir 4,3 milhões de euros (ME) na construção de…

Cem Oliveiras para José Saramago

No âmbito das celebrações do centenário de nascimento de José Saramago, decorreu,…