A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, convocou todos os seus associados para a Assembleia Geral da associação, que se realizou de forma virtual no dia 29 de Junho, pelas 17h00. Na reunião, foi aprovado o Relatório e Contas relativo a 2020, bem como a proposta da direcção para a aplicação de resultados.

Na reunião da Assembleia Geral, liderada pelo Presidente da Mesa, Francisco Mascarenhas, o presidente da direcção da NERSANT, Domingos Chambel, iniciou a reunião fazendo o resumo da actividade anual da associação, tendo classificado 2020 como “um ano atípico”, devido à pandemia Covid-19.

“O ano de 2020 foi excepcionalmente negativo, tendo em atenção a pandemia do Covid-19, que condicionou toda a actividade em praticamente metade do ano, para além de ter sido um momento de grande incerteza e dificuldades económicas para a generalidade das empresas e actividades económicas. A NERSANT procurou ajudar, esclarecer e defender os interesses das empresas e da nossa economia, propondo medidas que minimizassem os efeitos nefastos da pandemia, expressando o sentimento e expectativas dos nossos empresários”, referiu Domingos Chambel, acrescentando que “o total dos rendimentos ascendeu a 1.84 milhões de euros, sendo o decréscimo na ordem dos 40% comparativamente a 2019”.

Apesar disso, informou o presidente da direcção, a associação trabalhou no sentido da adaptação da actividade aos novos desígnios causados pela crise sanitária, tendo iniciado a realização de “feiras virtuais, seminários online, formação digital e reuniões com empresas via telefone ou videoconferência. Ainda assim, dinamizámos 18 projectos de apoio à actividade empresarial, no âmbito da formação, internacionalização, inovação e empreendedorismo, com o envolvimento grande de empresas, instituições e colaboradores de empresas associadas, num total de 14.913, número superior ao de 2019”.

PUBLICIDADE

Na reunião, para além da adaptação à realidade virtual estimulada pela pandemia, o presidente da direcção destacou o apoio da NERSANT à internacionalização, em especial pela realização virtual do NERSANT Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo que registou à data, a maior participação de sempre, bem como de outras iniciativas de promoção da internacionalização da região do Ribatejo, suas empresas, produtos e serviços.

Também o empreendedorismo continuou a ser uma prioridade da associação em 2020, com este trabalho a resultar na criação de 52 empresas na região. Quanto à formação, 1.611 formandos frequentaram as acções de formação geridas pela associação.

O presidente da direcção da NERSANT elencou ainda a aprovação do PEDES – Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico-Social, que conduz a estratégia da associação em torno de 9 eixos de actuação em prol do sector empresarial, do desenvolvimento regional e do bem-estar social.

Após o resumo da actividade da NERSANT ao longo do ano de 2020, e respeitando a ordem de trabalhos da convocatória da Assembleia-Geral, o Relatório e Contas referente a este ano foi aprovado por unanimidade. No exercício de 2020, o resultado líquido foi negativo, tendo sido a aplicação de resultados aprovado para fundo associativo, após explicação e proposta de aprovação do Conselho Fiscal, presidido por Gualter Vasco, em representação da CAIMA, S.A..

Pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2020, o Presidente da Assembleia Geral, Francisco Mascarenhas, propôs, no final da reunião, um voto de confiança e agradecimento à direcção da NERSANT pela forma como foi conduzida a associação, o que foi de igual modo aprovado por unanimidade.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…