Mais de 500 pessoas subscreveram um abaixo-assinado pedindo a reavaliação dos apoios relativos aos contratos-associação do Colégio Infante Santo que financiam as diversas turmas deste estabelecimento de ensino do concelho de Santarém.

O documento esteve na base de uma recomendação aprovada na última sessão da Assembleia Municipal, onde é pedido que que as entidades competentes, designadamente as tuteladas pelo Ministério da Educação, reavaliem o posicionamento do Colégio Infante Santo no âmbito da rede escolar do Concelho de Santarém, de modo a que, no próximo ano lectivo, possam ser criadas turmas do 5° e do 7° ano naquele colégio.

“Considerando a localização privilegiada do Colégio Infante Santo para servir em termos educativos as crianças da União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremez, União de Freguesias da Romeira e Várzea e freguesia das Abitureiras. Considerando ainda, e principalmente, a qualidade do projecto educativo levado a cabo pelo Colégio Infante Santo, bem expressa na sua classificação nos Rankings das Escolas, designadamente no ano de 2018 em que aparece como a mais cotada do Distrito de Santarém, vêm os deputados municipais propor que a Assembleia Municipal delibere recomendar que as entidades competentes, designadamente as tuteladas pelo Ministério da Educação, reavaliem o processo relativo ao Colégio Infante Santo no âmbito da rede escolar do Concelho de Santarém, de modo a que, no próximo ano lectivo, possam ser criadas turmas do 5° e do 7° ano naquele colégio”, refere o documento.

Os deputados sublinham que é preciso garantir uma oferta compatível em termos de horários e de transportes, tendo em conta a situação laboral de muitos pais, pedindo à Câmara de Santarém para ter em conta essas realidades. O Colégio Infante Santo, lecciona desde o 5º até ao 9º ano. É uma escola fora da cidade de Santarém que recebe alunos de diversas freguesias do concelho, tais como Tremês, Azóia de Baixo, Azóia de Cima, Romeira, Várzea, Achete, entre outras localidades.

A recomendação foi aprovada com 27 votos a favor, quatro abstenções e nove votos contra.

Leia também...

Governo abre concurso para guardas-florestais da GNR

O Governo abriu hoje o concurso para a contratação de 200 guardas-florestais da Guarda Nacional Republicana, segundo um despacho publicado em Diário da República…

Prisão preventiva para suspeito de roubos detido em Torres Novas

O Tribunal de Instrução Criminal de Santarém decretou a prisão preventiva para um homem de 24 anos detido na quarta-feira, em Torres Novas, por…

GNR dispersa ajuntamento com 40 pessoas que não cumpria as normas da DGS no concelho de Almeirim

A Guarda Nacional Republicana dispersou um ajuntamento com cerca de 40 pessoas que causou distúrbios e não cumpria as normas determinadas pela Direção-Geral de…

Câmara de Torres Novas desactiva linha Covid-19

A linha Covid-19 criada pelo Município de Torres Novas para dar resposta a questões específicas nesta matéria, como o encaminhamento de voluntários e de…